Aplicando sua política de comando e administração, o Tenente Coronel PM Emerson de Almeida Vicente, em consonância com as diretrizes operacionais do Comando de Policiamento de Área (CPA-1) atualmente comandado pelo Coronel PM Givaldo Mendes de Oliveira, tem implementado ações que aumentem ainda mais a sensação de segurança na cidade de Dourados.
O 3º Batalhão de Polícia Militar é responsável pelo policiamento na região Leste da cidade (cerca de 70% do território) e ainda pelas cidades de Itaporã e Douradina, além dos distritos de Vila Vargas, Indápolis, Panambi e Vila Formosa.
As novas ações têm viabilizado um policiamento ostensivo e preventivo mais atuante e um atendimento mais eficaz a comunidade, mesmo em meio a pandemia do COVD 19, sendo registrados no período 500 atendimentos gerados via CIOPS/190.
Nos últimos 15 dias, depois da publicação do novo decreto municipal em 16 de junho 2020 foram abordadas e orientadas pelas equipes da Policia Militar de Dourados aproximadamente 1mil pessoas que transitavam pelas ruas da cidade após o toque de recolher as 20hs, com uma média de 100 pessoas orientadas diariamente.
Também foram orientados mais de 50 proprietários de estabelecimentos comerciais que estariam abertos após o horário limite estabelecido pelo decreto.
Foi efetivado uma ação presença mais intensa na região central e comercial da cidade, visto que é a região onde mais se concentra o fluxo de pessoas e veículos, além de ser mais sensível pela concentração de banco e lotéricas, com um fluxo de flutuante de aproximadamente 50mil pessoas.
O Posto Policial Central, localizado no cruzamento da Avenida Marcelino Pires com a rua Nelson de Araújo, realiza diariamente o atendimento ao público na confecção de boletins de acidentes de trânsito (das 7 às 13h), além de ser um posto avançado da Policia Militar para informações, denúncias e emergências.
Concomitantemente as ações de prevenção, os policiais militares do 3º BPM aumentaram a repressão aos crimes de contrabando, descaminho e tráfico de drogas na região;
Nos últimos 30 dias foram apreendidas quase de 6 toneladas de drogas na região, sendo a mais exponencial realizada no município de Itaporã com a apreensão de 4,9 toneladas de maconha, com a prisão de uma pessoa. A operação envolveu policiais de Itaporã e da PMRE.
Outra apreensão importante foi realizada pelo GETAM na região do Parque do Lago, onde os policiais apreenderam quase 600 quilos de maconha que estaria estocada em uma residência naquela localidade, com a prisão de dois traficantes.
O fronte de combate ao contrabando e descaminho também funcionaram neste período com duas grandes apreensões de eletrônicos e celulares realizadas pelo Grupamento da PM em Vila Vargas que totalizaram aproximadamente de 1milhão de reais em prejuízo ao crime organizado.
Além dessas ações foram apreendidas ainda 7 armas de fogo que seriam utilizadas em cometimentos de crimes na cidade. 3 dessas armas foram apreendidas em uma operação conjunta com a Força Nacional.
Todas as ações tem surtido resultados bastante positivos na prevenção a crimes na cidade e também tem gradativamente aumentado a sensação de segurança aos munícipes de Dourados e região.
Todas as ações terão continuidade e após um período serão avaliadas pelo comando local e o comando de área para possíveis adaptações e/ou efetivação de sua continuidade..
Comentários