Defina um despertador e acorde cedo neste domingo (19), se você quiser ver os cinco planetas no sistema solar e a Lua a olho nu. A posição de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno permitirá a visualização sem o uso de um telescópio, mas você precisará de muita disciplina e um pouco de ajuda para vê-los.
Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, não é fácil de ver da Terra.
“Este é um desafio de observação”, alerta o professor assistente do Observatório do Valongo (UFRJ) e Incline o blogueiro Thiago Gonçalves. Segundo ele, quem mora no sudeste do Brasil terá uma janela por cerca de meia hora – entre as 5:30 e as 6 da manhã – para poder visualizar os planetas.
“Isso é verdade para o Rio e São Paulo. Será um pouco diferente no Rio Grande do Sul ou no Nordeste”, diz ele. Neste sábado (18), antes do amanhecer, será possível observar os planetas, mas o pico do fenômeno será no domingo.
“Para ver Mercúrio, você precisa acordar de manhã logo antes do nascer do sol, porque quando começa, obviamente não será mais capaz de ver nada”, diz ele.
É neste momento que os enormes planetas Júpiter e Saturno se põem na direção oposta a Mercúrio no céu. Então você deve olhar na direção oposta, em direção ao oeste, em direção ao local onde o sol se põe, e eles estarão baixos no horizonte.
Segundo Gonçalves, apenas aqueles em um local privilegiado com uma visão muito clara do céu poderão ver os planetas. “Porque ele estará em dois lados opostos do céu, um na direção do nascer do sol e outro na direção do pôr do sol, e ambos muito baixos no horizonte”, diz ele.
fonte: TurnoZero.
Comentários