A Polícia Militar Ambiental realizou durante uma semana de instruções e mostras como é realizada a fiscalização ambiental pelo Batalhão. Seis Policiais montaram estandes durante a semana concluída ontem (27) com lancha e barcos, com os quais foram realizadas instruções sobre patrulhamento preventivo fluvial, bem como viaturas para mostras práticas do policiamento terrestre.
Com apresentação de GPS, os alunos a soldados foram instruídos sobre o uso desta tecnologia na fiscalização de desmatamento e medições de áreas degradadas. Foi apresentado o medidor de decibéis (decibelímetro), o qual é utilizado na fiscalização de poluição sonora.
Também foram ministradas instruções com drones, na fiscalização das degradações da flora, destacando o uso dessa ferramenta na fiscalização de rios, mas também para a caracterização de uso do solo. Ainda a importância para a caracterização com vídeos e imagens nos locais de infrações ambientais, que servem para qualificar os relatórios dos Policiais, que subsidiarão os relatórios para os processos administrativos (multas ambientais), bem como a parte penal, para qualificar as provas e assim facilitar aos juízes os julgamentos dos crimes ambientais, bem como para auxiliar o ministério público para as possíveis ações civis de reparação de danos.
Com estande de animais taxidermizados (empalhados) foram ministradas instruções e informações sobre os crimes contra a fauna e os métodos de fiscalização e o uso desses animais na Educação Ambiental, sendo explicadas as metodologias desses trabalhos pela Polícia Militar Ambiental em todo o Estado.
Esse trabalho é fundamental para despertar nos alunos o interesse no combate aos crimes ambientais, tendo em vista que muitos trabalharão na Polícia Militar Ambiental. Mesmo os que não forem também terão atuação contra os crimes ambientais e o conhecimento é fundamentação para essas ações.
Fonte: PMMS.
Comentários