O mais recente Boletim Casa Rural divulgado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) indica que a colheita do milho segunda safra deve ser encerrada em 18 de setembro. A chuvarada nas regiões que concentram 60% da produção estadual motivou o reajuste da data de encerramento.
Com base em levantamento realizado por técnicos do Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) a partir de consultas realizadas com produtores, sindicatos rurais e empresas de assistências técnicas, a entidade apurou que até sexta-feira (14) haviam sido colhidas aproximadamente 725.701 hectares.
Com o avanço das máquinas por 38,3% dos 1,895 milhão de hectares cultivados, a Famasul mantém estimativa de produtividade média de 76 sacas por hectare e produção total 8,650 milhões de toneladas.
O levantamento aponta ainda que a região norte está com a colheita mais avançada, média de 64,5%. O município de Alcinópolis está prestes a concluir os trabalhos, seguido por Sonora, com 90%, e Costa Rica, 85%.
Na região centro, com 42,3%, Sidrolândia lidera, com quase 50%. Rio Brilhante passa de 40%, índice atingido por Bandeirantes.
Com a maior parte dos municípios produtores, a região sul colheu 32,4% do milho segunda safra. Ivinhema chegou a 60% de sua área, Laguna Carapã tem 55% e Ponta Porã 45%. Aral Moreira, Batayporã, Douradina, Dourados, Jateí e Juti passam de 32,4%. Itaporã está com menos de 30%.
De acordo com o Boletim Casa Rural, “com as chuvas no final de semana e previsão de uma semana inteira chuvosa nas regiões oeste, centro, sul, sudoeste, sudeste e sul-fronteira, onde está concentrado cerca de 60% da produção do estado, foi reajustada a previsão de encerramento da colheita, ganhando mais uma semana, prevendo-se assim o encerramento próximo ao dia 18 de setembro”.
fonte: douradosnews.
Comentários