Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Polícia Federal deflagra operação Mataa para responsabilizar autores de queimadas criminosas no Pantanal

15/09/2020 às 08:00
3 min de leitura
Portal CidadeDourados
Publicidade 930x100

A Polícia Federal deflagrou a Operação Mataa, na manhã desta segunda-feira (15), em Corumbá e Campo Grande com o objetivo de apurar as queimadas na região pantaneira. A ação cumpre 10 mandados de busca e apreensão e busca responsabilizar autores das queimadas criminosas quem vem causando a devastação do Pantanal sul-mato-grossense.
Conforme informações da Polícia Federal, os investigadores identificaram o início dos focos diários através de imagens feitas por satélite e  após sobrevoar a região pantaneira. São 31 policiais nas ruas em cumprimento da operação, que utiliza aeronaves e embarcações da Polícia Federal para cumprir os mandados de busca e apreensão nos locais investigados.
Até o momento, calcula-se um dano ambiental de mais de 25 mil hectares do bioma pantaneiro queimado, além de prejudicar a fauna que sofre constantemente com as incêndios e já atinge áreas de preservação permanente, se aproximando do Parque Nacional do Pantanal Sul-mato-grossense e da Serra do Amolar. Se comprovado a autoria do crime, os suspeitos responderão pelo crime de dano a floresta de preservação permanente, dano indireto e direto a unidade de conservação, incêndio e poluição.
Operação Mataa
A Operação foi denominada “Mataá”, que significa “fogo” no idioma guató, em referência aos índios pantaneiros Guatós que vivem nas proximidades das áreas atingidas.
FONTE: PONTA PORÃ NEWS.

Comentários

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60