A pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública (Ibrape) com a intenção de voto, estimulado, para a prefeitura de Dourados nas eleições 2020 mostra que José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM) lidera a disputa com 29%. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de outubro com público de 400 pessoas pesquisadas.

Como a diferença entre os dois candidatos é de apenas 8 pontos e a margem de erro é de 4 pontos, o Ibrape diz que Barbosinha e Alan podem estar tecnicamente empatados no limite da margem de erro. Ou seja, Barbosinha oscila entre 33 e 25 por cento, enquanto Alan Guedes oscila entre 17 e 25 por cento.
Rejeição
A pesquisa perguntou aos entrevistados “quem não votaria de jeito nenhum”. Veja os números:

- Alan Guedes (PP) 12%
- Barbosinha (DEM) 33%
- Joca (PT) 9%
- Jeferson Bezerra (PMN) 12%
- Mauro Thronicke (PSL) 9%
- Racib Harb (Republicanos) 8%
- Wilson Matos (PTB) 10%
- Não citaram qualquer nome 19%
O Ibrape informou que a soma desta pergunta ultrapassa 100% devido as múltiplas respostas, já que um mesmo eleitor poderia citar um nome ou mais.
Espontânea
O Ibrape também quis saber, de forma espontânea, em quem o entrevistado votaria para prefeito de Dourados se a eleição fosse hoje (no dia da entrevista). Confira o resultado:
- Alan Guedes (PP) 8%
- Barbosinha (DEM) 18%
- Joca (PT) 1%
- Jeferson Bezerra (PMN) não atingiu 1% das citações
- Mauro Thronicke (PSL) 1%
- Racib Harb (Republicanos) 3%
- Wilson Matos (PTB) 2%
- O Ibrape ressalta que se destaca nesta pergunta o percentual de pessoas ainda indecisas ou que desejam anular ou deixar o voto em branco: 67%.
O levantamento foi registrado no TRE-MS sob o número 01465-2020. Foram ouvidos 400 eleitores com idade igual e superior a 16 anos nos dias 13, 14 e 15 deste mês. A margem de erro é de 4 pontos, para um intervalo de confiança de 95%.
.
Comentários