O deputado estadual Barbosinha (DEM), candidato a prefeito de Dourados na chapa que tem como vice o ex-deputado estadual Valdenir Machado, fala com exclusividade para o Enfoque MS sobre os desafios para retomar o desenvolvimento econômico do município ao mesmo tempo em que elenca os pontos que serão enfrentados para que os serviços prestados pela Prefeitura de Dourados cheguem com mais qualidade aos contribuintes.
Um dos pontos destacados por Barbosinha é a qualidade de gestão, usando a tecnologia a serviço da sociedade. “Omundo evoluiu e nossa cidade precisa evoluir junto. Vamos modernizar Dourados em todos os setores e a tecnologia será nossa maior aliada no desafio de construir a cidade dos nossos sonhos”, enfatiza o candidato. “Vamos criar o marco legal da economia digital, com regras claras para a atividade empreendedora em startups e agritechs e nosso governo terá um departamento de inovação tecnológica e sustentabilidade na estrutura da secretaria de desenvolvimento econômico”, completa Barbosinha.
Para Barbosinha a modernização da máquina pública terá grandes impactos positivos na vida dos douradenses. “Vamos levar toda tecnologia possível para a gestão pública e vamos criar o programa Dourados Techhub, uma iniciativa de incentivo e apoio para startups e agritechs, em parceria com as universidades da nossa cidade”, anuncia. “Ao mesmo tempo vamos fortalecer Dourados como polo educacional de tecnologia e transformar o município em centro de referência em agricultura 4.0 e 5.0, que é o que existe de mais moderno hoje em produtividade”, ressalta Barbosinha.
O candidato afirma que os jovens terão papel fundamental no desenvolvimento tecnológico de Dourados e neste cenário a prefeitura será o elo entre os empreeendedores jovens e as universidades públicas e privadas. “Vamos levar redes de internet wi-fi para diversos pontos, sobretudo para praças e parques, conectando nossa juventude ao mundo. Usaremos a tecnologia na formação profissional de jovens para o mercado digital, criando cursos de capacitação em parceria com o Sistema “S” e com o instituto federal, bem como com os projetos de extensão dos cursos de tecnologia das univerdades”, anuncia Barbosinha.
SAÚDE
Barbosinha entende que a saúde pública é hoje o principal problema de Dourados. “Temos consciência de que os problemas na gestão da saúde pública de Dourados impactam milhares de pessoas, não só do nosso município, mas também dos nossos vizinhos que formam a macrorregião de saúde da Grande Dourados”, ressalta. “A escassez de recursos é uma realidade, mas grande parte dos gargalos na saúde será interrompida com a modernização da gestão e, sobretudo, com mobilização política para transformar Dourados no mais qualificado polo de atenção à saúde de todo o Mato Grosso do Sul”, completa.
Barbosinha aponta algumas medidas que serão tomadas de imediato para melhorar o setor. “Garantiremos um atendimento mais humanizado a todas as pessoas que buscam as Unidades de Saúde, as UPAs 24 horas e os hospitais do sistema público de Dourados”, anuncia. “Nós vamos garantir a integralidade do cuidado e o acesso da população a serviços de qualidade, em tempo adequado, ao atendimento das suas necessidades de saúde, mediante aprimoramento da política de atenção primária à saúde, aumento da oferta de exames de apoio ao diagnóstico e atenção especializada. Dourados terá uma das melhores redes de saúde pública de Mato Grosso do Sul”, ressalta o candidato.
Ele destaca propostas como promover a saúde de todos, formulando e implementando políticas públicas de saúde que se pautem pela universalidade, integralidade e igualdade. “Vamos reconstruir e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em Dourados de maneira que possamos atender a todos, em todas as suas necessidades de saúde, no tempo e local adequados”, argumenta. “Também vamos estruturar em Dourados um Sistema de Saúde que seja reconhecido por todos, e para isso trabalharemos com comprometimento, transparência e ética, respeitando a soberania da vontade popular, com uma gestão participativa, promovendo a saúde como direito humano e o Sistema Único de Saúde (SUS) patrimônio do povo brasileiro”.
Outra proposta é concentrar esforços em áreas estratégicas, como Atenção Primária à Saúde, Atenção Especializada, Vigilância em Saúde, Atenção à Saúde Indígena, Gestão do Sistema Único de Saúde. “Vamos ampliar o alcance das ações de atenção primária à saúde, aumentando a cobertura do Programa Estratégia de Saúde da Família, como forma de levar a atenção básica a todos”, anuncia. “Iremos ampliar o horário de atendimento das unidades básicas de saúde, facilitando a cobertura ao trabalhador em horários fora do expediente e fortalecer o papel do Agente Comunitário de Saúde como protagonista do acesso ao Sistema de Saúde”, conclui Barbsoinha.
EDUCAÇÃO
Barbosinha está atento aos desafios da Educação. “Nossa gestão vai tirar do papel as políticas públicas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) e vai aperfeiçoar as experiências positivas na Rede Municipal de Ensino, buscando efetivar a Lei Municipal nº 3.904, que instituiu o Plano Municipal de Educação”, anuncia. “A autonomia das Escolas Municipais e dos Centros de Educação Infantil será restabelecida e a comunidade escolar será ouvida pela Secretaria Municipal de Educação. Nenhuma medida de impacto geral será imposta aos educadores e estudantes sem antes passar pelo debate com a comunidade escolar”, completa.
Um dos pontos mais importantes é que a Educação terá gestão democrática, com as diretorias sendo ocupadas por profissionais com histórico de trabalho em favor da Educação de qualidade. “Nosso foco será o fortalecimento da ação pedagógica, o fortalecimento da Gestão Escolar e a valorização dos profissionais do magistério”, argumenta.
Barbosinha aponta algumas medidas que serão adotadas na Educação Municipal. “Vamos trabalhar em prol da estruturação das aprendizagens de excelência acadêmica na organização do tempo pedagógico em sala de aula e implantar programa de acompanhamento pedagógico que promoverá reforço escolar aos alunos com dificuldade de aprendizagem, para reduzir a reprovação e o abandono escolar”, explica.
O governo Barbosinha vai assegurar atendimento integral aos alunos da Educação Especial, com o apoio de equipes compostas por fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e demais profissionais necessários para garantir a aprendizagem dos estudantes. “Vamos realizar formação em serviço a todos os envolvidos no atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista, altas habilidades e superdotação e promover e garantir a inclusão das crianças com deficiência, assegurando acessibilidade, equipamentos e formação para os profissionais da educação especial”, anuncia.
Barbosinha afirma que também vai implantar políticas de valorização da Educação do Campo e Indígena, promovendo melhorias e enaltecendo a cultura regional. “Vamos desenvolver o trabalho de busca ativa aos alunos evadidos, combatendo a evasão e o abandono escolar, além de enfrentar os fatores de evasão escolar dos alunos jovens e adultos e articular a educação escolar com o mundo do trabalho e a prática social nos últimos anos do ensino fundamental e do EJA”, explica.
HABITAÇÃO
Barbosinha afirma que fará a diferença na política habitacional de Dourados. “É inegável que Dourados tenha avançado em habitação popular nesta década, mas também é inegável que ainda existe um longo caminho a ser percorrido até que todas as famílias tenham moradia digna”, enfatiza. “O Programa de Moradia Popular será ampliado e reformulado. Ganhará estrutura para elaborar novos projetos, captar recursos federais e ampliar a oferta de casas para famílias de baixa renda em nossa cidade”, completa Barbosinha.
A habitação será remodelada em diversos fatores. “Vamos priorizar a transparência no sorteio das famílias cadastradas no Sistema de Moradia do município e também apontaremos novas propostas para que as pessoas que não podem comprar um terreno consigam realizar o sonho da casa própria em lotes urbanizados doados pelo Poder Público Municipal”, anuncia. “Outro desafio será a regularização fundiária de milhares de imóveis em nossa cidade. Esta questão receberá atenção especial, o que beneficiará milhares de pessoas que vivem, atualmente, sem ter um documento que comprove sua posse sobre os imóveis em que residem. Ainda há muito o que ser feito em Dourados para garantir que o maior sonho das pessoas, um lar em seu nome, que gera segurança e conforto à sua família, possa ser uma realidade de todos”, explica.
O candidato aponta algumas medidas que serão adotadas como elaborar o Plano Municipal de Regularização Fundiária e elaborar o Plano Municipal de Gestão e Captação de Recursos para o Fundo Municipal de Habitação. “Vamos criar uma Força Tarefa de Procuradores e demais técnicos do município para advogar e auxiliar os moradores de comunidades reconhecidas de interesse social nas ações de usucapião em áreas que dependam de regularização fundiária”, avisa.
No governo Barbosinha será realizado o levantamento detalhado do déficit habitacional por categorias sociais para minimizar a falta de moradias dignas, em parceria com os governos Estadual e Federal. “Vamos criar programas de lotes urbanizados destinados às pessoas de baixa renda e assessorar na construção da casa própria com o fornecimento de projetos e nortear o crescimento do município de forma ordenada, buscando uma melhor urbanização de nossa cidade”, finaliza.
.
Comentários