Vilson de Oliveira Bittencourt, de 77 anos, preso acusado de matar sua esposa Luzia Rodrigues Bittencourt, de 68 anos, com golpes de facão, no final do ano passado em Nova Casa Verde, distrito a 56 quilômetros de Nova Andradina, deixou há pouco o presídio e vai cumprir prisão domiciliar em Curitiba (PR).
Durante o processo, Vilson permaneceu preso no EPMRF (Estabelecimento Penal Masculino Regime Fechado) em Nova Andradina e passou por perícia, onde comprovou que o acusado é portador da doença de Alzheimer e que, ao tempo dos fatos não apresentava capacidade cognitiva, entendimento, volitiva ou autodeterminação
Diante disso, o juiz Walter Arthur Alge Netto, da 3ª Vara Civil, concedeu a prisão domiciliar a Vilson de Oliveira Bittencourt. Foi expedido alvará de soltura e ganhou liberdade na tarde desta terça-feira (23).
Conforme o estado de saúde do acusado e considerando a sanidade mental, ele terá que ser internado para tratamento de saúde, que ficou na responsabilidade de um dos filhos, que levou para Curitiba (PR), cidade onde reside. Lá, a estrutura seria melhor para o tratamento.
O Jornal da Nova procurou o advogado de defesa Henaglyton Corneto, que explicou: “Foi reconhecida a sua inimputabilidade, pois desde os fatos ele já apresentava um agravamento de saúde causado pelo Alzheimer, sendo confirmado pela perícia. Seus familiares darão início a um tratamento digno e humanitário”, disse.
No mesmo dia em que ocorreu a prisão do suspeito, um sobrinho da vítima e do idoso, em contato com a redação, disse que Vilson sofria da doença de Alzheimer
O juiz deu cinco dias para a defesa comprovar a tomada de providências hospitalares. “Deixo de determinar outras medidas cautelares diante do estado de isolamento social já decorrente da pandemia, bem como considerando o frágil estado de saúde do réu e as restrições decorrentes do regime de trabalho emergencial”, diz trecho da decisão.
Crime
O crime aconteceu por volta das 4h35 deste domingo (13), em um sítio localizado às margens da rodovia MS-134, em Nova Casa Verde, distrito a 56 quilômetros de Nova Andradina.
Conforme apurou o Jornal da Nova, a vítima e o acusado estavam na residência quando o crime aconteceu. Vilson desferiu golpes de facão em Luzia que perdeu muito sangue no local. O filho do casal socorreu a mãe até ao Pronto Socorro do Hospital Regional em Nova Andradina, mas veio a óbito logo depois.
A Polícia Militar foi para o local, o vizinho que havia acionado informou que o acusado estava trancado no interior de um quarto da residência. Os militares tiveram que arrombar a porta e assim capturar o autor, que no momento da prisão, estava todo sujo de sangue. O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.
Uma equipe da SIG (Seção de Investigações Gerais) coordenada pelo delegado de plantão Caio Leonardo Bicalho Martins já trabalha no caso.
Preliminarmente apurado pela reportagem, a motivação do crime pode estar ligada a ciúmes. Vítima estaria olhando fotos de uma pessoa no aparelho celular e isso gerou ciúmes no autor.
Os golpes de fação atingiram a cabeça da vítima, mão esquerda e ombro esquerdo. O idoso ainda tentou investir contra filho com uma faca. Os objetos do crime foram apreendidos.
Fonte: Jornal da Nova.
Comentários