A Polícia Militar Ambiental está desenvolvendo a operação “Prolepse” de prevenção aos incêndios em Mato Grosso do Sul e nessa primeira fase o objetivo principal é de orientação, no entanto, o órgão destaca que a população tem denunciado veementemente situações desse formato.
No contexto da Operação Prolepse, cujo o foco são os incêndios na área rural pantaneira, os incêndios urbanos também estão sendo prevenidos e combatidos como uma das metas da operação.
Nesta quarta-feira (01), a oitava pessoa foi autuada por incêndio desde o dia 23 somente entre os atendimentos da PMA de Aquidauana.
De acordo com informações policiais, sete foram autuados por incêndios urbanos e um por incêndio rural em pastagem.
No último caso registrado, os policiais militares ambientais de Aquidauana receberam denúncias de moradores, reclamando da quantidade de fumaça, em razão de queima de resíduos de vegetação de limpeza de terrenos que era executado pelo morador de uma residência no bairro.
Uma equipe compareceu ao local e encontrou o denunciado, de 25 anos, que havia incendiado diversos montes com restos de galhadas e vegetação arbustiva que havia limpado em um terreno baldio de sua residência e de outro terreno vizinho, causando muita fumaça e os transtornos aos vizinhos.
A PMA informou que naquele caso, havia ainda riscos de perda de controle e o incêndio passar para uma vegetação densa nas proximidades.
Quando a equipe chegou o fogo já estava extinto, talvez porque o homem tenha percebido que os vizinhos tinham acionado a PMA. Mesmo assim, o infrator assumiu a responsabilidade pelo incêndio.
Ele foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 400.
Fonte: Dourados News.
Comentários