Domingo, Fevereiro 23, 2025
spot_img
InícioDESTAQUESHospitais de Dourados recebem quase 30 mil medicamentos para o kit intubação

Hospitais de Dourados recebem quase 30 mil medicamentos para o kit intubação

spot_img

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) destinou para os hospitais de Dourados quase 30 mil unidades de medicamentos que compõem o chamado kit intubação, utilizado com frequência no atendimento a pacientes da Covid-19 internados em leitos de UTI.
Serão 24.599 itens que devem ser entregues para unidades hospitalares públicas e privadas entre hoje e amanhã (23/4).
As unidades que vão receber os lotes são as chamadas ‘sentinelas’, que são referência ao atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus na maior cidade do interior do Estado, que atende também a macrorregião de 33 municípios.
São elas: Hospital da Vida, Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), UPA, PAM, Hospital Evangélico e Hospital Santa Rita.
A distribuição aos municípios considerou o estoque baseado na planilha das unidades enviadas para a SES em 18 de abril. Ainda conforme as estimativas da secretaria estadual, o recebimento do novo lote deve suprir demanda de 2 a 9 dias, variando individualmente conforme cada tipo de insumo.
Entre os medicamentos distribuídos está o Midazolam, uma sedação da consciência muito utilizada e fundamental para procedimentos e assistência de pacientes de UTI durante a intubação. Esse medicamento tem atualmente oferta reduzida no mercado internacional por conta da alta demanda, situação que impõe dificuldades de compra.
No dia 17, o Governo do Estado recebeu por parte do Ministério da Saúde um lote de 338.130 medicamentos do kit intubação. Desse montante, 207.020 são sedativos, 65.480 relaxantes musculares, 53.000 adjuvantes na sedação e 62.630 analgésicos.
Conforme a assessoria da SES informou ao Dourados News, esse lote de medicamentos supre a demanda por um tempo, mas a situação ainda é crítica com relação a oferta e demanda.
Direção das unidades de saúde com relação aos estoques do kit intubação
Para que não falte insumos nas UTIs Covid, médicos já estão ‘improvisando’ outros medicamentos que podem ajudar e tentando poupar os que fazem parte do kit intubação para os casos mais graves.
Desde o dia 24 de março Dourados tem 100% dos leitos de UTI Covid da rede SUS ocupados diariamente, com fila de espera de pacientes que aguardam uma vaga.
 
 
Fonte:  Dourados News.

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img