MS é o 4º estado a desobrigar 100% o uso de máscaras

A-
A+

Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) retirou 100% a obrigatoriedade do uso de máscaras. Isso é, agora não é obrigatório mais em espaços fechados. A medida passa a valer a partir desta quinta-feira (10.mar.2022) em Mato Grosso do Sul.

O estado é 4º do Brasil a adotar a medida. Distrito Federal, de Ibaneis Rocha (MDB-DF), Rio de Janeiro, de Cláudio Castro (PL) e Mato Grosso, de Mauro Mendes (DEM-MT), já haviam retirado a obrigatoriedade em todos os espaços há algumas semanas. DF retirou no dia 4 de março, RJ decretou a medida no dia 7 de março,  MT deceretou o fim do uso do ítem de proteção no dia 8 de março.  

Em MS, a decisão veio após uma reunião do Prosseguir, com o presidente do Comitê e secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel. Ele explicou que a atenção e o monitoramento em relação ao coronavírus continuam.

O fim do uso obrigatório de máscaras foi anunciado na tarde do dia 09 de março. A imagem foi feita pelo Bruno Rezende, da Subcom. Nela, está no Centro: Riedel, ao seu lado esquerdo: Geraldo Resende e a direita: Eduardo Rocha.  O fim do uso obrigatório de máscaras foi anunciado na tarde do dia 09 de março. A imagem foi feita pelo Bruno Rezende, da Subcom. Nela, está no Centro: Riedel, ao seu lado esquerdo: Geraldo Resende e a direita: Eduardo Rocha.  

Geraldo Resende, secretário de Estado de Saúde sustentou que a decisão foi tomada com base no decréscimo no número de casos de Covid, óbitos e internações. O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, argumentou que no decreto há recomendações para o uso de máscaras em casos específicos. Veja o decreto de MS: 

CENÁRIO

  • Doses aplicadas: 5.444.533
  • 1ª dose: 2.206.969
  • 2ª dose: 1.863.281
  • Dose única: 257.311
  • Percentual da população do MS com esquema vacinal completo: 75.48%

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta quinta-feira, foram registrados 7 óbitos e mais 815 novos casos de infectados pela Covid-19. Nos últimos 7 dias, a média é de 1.060. Os municípios com mais casos são: Dourados (259), Ivinhema (175), Maracaju (53), Campo Grande (45), Sonora (37), Ladário (22) e Santa Rita do Rio Pardo (22).  

Os óbitos deste último boletim são de pessoas entre 70 a 97 anos, apenas dois deles sem nenhuma comorbidade. As mortes aconteceram em Ponta Porã, Eldorado, Anastácio, Paranhos, Aparecida do Taboado, cada um registrou 1 óbito, e Nova Andradina (2).

OUTROS ESTADOS 

Alguns estados já flexibilizaram o uso de máscara em áreas externas, mas mantém o uso obrigatório em ambientes fechados. Foto: Tero QueirozAlguns estados já flexibilizaram o uso de máscara em áreas externas, mas mantém o uso obrigatório em ambientes fechados. Foto: Tero Queiroz

Ao menos 8 estados já flexibilizaram o uso de máscaras. Em São Paulo, Maranhão, Santa Catarina e Acre o uso da máscara ficou desobrigado, porém, restrito a locais abertos.  

O uso de máscara ainda é obrigatório a nível nacional, conforme a Lei nº 14.019, de 2 de julho de 2020 (íntegra).

Estados e municípios, no entanto, tem a prerrogativa para decidir sobre quais serão suas orientações de combate à pandemia que adotarão. O governo federal deveria criar uma cartilha a ser seguida como sugestão.  

Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais sinalizaram que devem flexibilizar. No Rio Grande do Norte, de Fátima Bezerra (PT-RN), o comitê de especialistas, recomendou na segunda-feira (7.mar.) a dispensa do uso em ambientes abertos a partir da próxima quarta-feira (16.mar). 

Em Sergipe, de Belivaldo Chagas (PSD-SE), foi discutido na terça-feira (8.mar) que seria enviado à Assembleia um projeto para revogar o uso de máscara.

Minas Gerais, de Romeu Zema (NOVO-MG), se manifestou por meio do secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, que anunciou nesta quinta-feira (10.mar) que uso deixará de ser necessário em locais abertos a partir de sábado (12.mar).

CAPITAL DE MS

Marquinhos Trad (PSD) esteve usando máscara numa convenção em que lançou-se pré-candidato ao governo de MS. Foto: Tero QueirozO prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), esteve usando máscara numa convenção em que lançou-se pré-candidato ao governo de MS. Foto: Tero Queiroz

Campo Grande deve deliberar medidas em razão da liberação no próximo dia 14 de março. A prefeitura disse que irá publicar um decreto com as novas regras válidas para a Capital.

Marquinhos Trad (PSD-MS) informou na quarta-feira (9.mar), que por enquanto, o município irá manter o uso obrigatório da máscara em locais fechados. No dia 14, Trad deve desobrigar no decreto, o uso em locais abertos.  

O secretário de saúde, José Mauro Filho, disse ainda que serão três níveis de classificação do uso liberado: o uso liberado, recomendado e o obrigatório.

Comentários