AMD FSR 2.0 pode chegar em breve com tecnologia similar ao Nvidia DLSS

AMD FSR 2.0 pode chegar em breve com tecnologia similar ao Nvidia DLSS

AMD FSR 2.0 pode chegar em breve com tecnologia similar ao Nvidia DLSS

A AMD pode aproveitar a realização da Game Developers Conference (GDC) 2022, evento anual dedicado a desenvolvedores de games para discutir tecnologias aplicadas nos jogos, e anunciar o FidelityFX Super Resolution 2.0 (FSR 2.0). A segunda geração de upscaling da empresa pode marcar uma evolução drástica frente à primeira geração, ao adotar tecnologias amplamente utilizadas por seu principal rival, o DLSS da Nvidia.

As informações chegam por duas fontes diferentes — o perfil CapFrameX e o site VideoCardz — que sugerem que o FSR 2.0 trará enorme evolução ao adotar um algoritmo de upscaling temporal, em vez de upscaling espacial, como o FSR 1.0. No upscaling temporal, as tecnologias acumulam dados de múltiplos quadros diferentes para garantir melhor qualidade de imagem, enquanto o espacial realiza a passagem de um filtro considerando as informações de um único quadro.

A técnica temporal é utilizada pela Nvidia no DLSS, que aprimora os resultados com a passagem do quadro por uma rede neural executada nos Tensor Cores das placas GeForce RTX. O FSR 2.0 não contará com a ajuda de Inteligência Artificial, o que pode afetar os resultados, mas ao que parece, a qualidade visual será bastante competitiva e especialmente superior frente ao FSR 1.0.

De acordo com os supostos slides vazados, a novidade terá “qualidade de imagem igual ou superior à renderização nativa”, trará uma combinação com anti-aliasing, superará os resultados do FSR 1.0 em todos os presets, não exigirá hardware dedicado como o concorrente e ainda será compatível com placas rivais, como as próprias GeForce RTX. É possível que a técnica seja levada até mesmo aos consoles, caso mantenha a facilidade de implementação do antecessor.

O material também indica que, em Deathloop com Ray Tracing ativado, o FSR 2.0 no preset Performance consegue entregar quase 100% de ganhos frente à renderização em resolução nativa — são 101 FPS utilizando o recurso, contra apenas 53 FPS sem a função. É importante lembrar, no entanto, que a empresa deve selecionar os melhores resultados para divulgação, sendo importante aguardar o lançamento para que as vantagens sejam confirmadas em testes.

Ainda de acordo com o VideoCardz, a revelação ocorreria nesta quinta-feira, 17 de março, seguida de uma apresentação detalhada durante a GDC 2022, em 23 de março. O lançamento do FSR 2.0, no entanto, aconteceria apenas na segunda metade do ano.

O suposto vazamento também trouxe informações sobre o AMD Radeon Super Resolution (RSR) — basicamente, trata-se do FSR 1.0 integrado aos drivers de placas Radeon, não exigindo assim que os desenvolvedores implementem a tecnologia em seus games. A solução foi anunciada durante a CES 2022, e agora tem a suposta data de lançamento vazada: 17 de março.

Mais detalhes da técnica foram divulgados, que acabaria sendo inferior e mais limitada que o FSR 1.0. Além de ser aplicado à imagem inteira, incluindo a interface, em vez de apenas afetar os elementos dentro do game, o RSR só estaria disponível para placas Radeon RX 5000 ou mais recentes, em vez de uma infinidade de componentes, como o caso do FSR tradicional.

Fonte: VideoCardz, CapFrameX

Fonte: Canaltech

Comentários