Existe um lago rosa na Austrália! Exame de DNA ajudou a saber de onde vem a cor
Existe um lago rosa na Austrália, que parece até artificial, mas não é. Trata-se do Lake Hillier, de 600 metros de comprimento e 250 metros de largura, localizado em Middle Island. A partir de um exame de DNA, cientistas da University of Vermont (EUA) descobriram o porquê dessa cor tão chamativa. As descobertas foram publicadas na plataforma BioRxiv.
Por meio de uma técnica chamada metagenômica, que sequencia todo o DNA em uma amostra ambiental de uma só vez, os pesquisadores descobriram que a cor rosa do lago se deve a uma mistura de bactérias coloridas e algas. As bactérias Salinibacter ruber, por exemplo, são vermelho-alaranjadas, enquanto as algas Dunaliella salina são de um vermelho mais vivo.
Acontece que o lago contém quase 500 extremófilos — organismos que prosperam em ambientes extremos — incluindo bactérias, arqueas, algas e vírus. A maioria era composta por halófilos, um subgrupo de extremófilos que podem tolerar altos níveis de sal, já que as águas do Hiller são ainda mais salgadas que o oceano.
O que torna esses micróbios coloridos é a presença de uma pigmentação chamada carotenoide. É justamente essa substância que protege da água extremamente salgada. Mas apesar de ser o mais famoso, o Lake Hiller não é o único lago colorido da Austrália.
Existem outros quatro lagos cor-de-rosa no país:
Também é válido entender que a Austrália não é o único país com um lago dessa cor. Há lagos rosados espalhados em países como Azerbaijão, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, México e Senegal.
Fonte: BioRxiv via New Scientist
Fonte: Canaltech
Comentários