Sexta-feira, Setembro 20, 2024
spot_img
InícioTECNOLOGIA E ENTRETENIMENTOBanda Ku tem lista de canais aprovados e grupo escolhe satélite para...

Banda Ku tem lista de canais aprovados e grupo escolhe satélite para recepção TVRO

spot_img

Banda Ku tem lista de canais aprovados e grupo escolhe satélite para recepção TVRO

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), aprovou a lista de emissoras de TV aberta por satélite (TVRO) indicados para migração dos sinais da Banda C para a Banda Ku. Também foi dado o aval para a indicação da posição orbital de 70° Oeste, onde deverão ser migrados os canais.

No chamamento público realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para identificar as entidades interessadas em transmitir seus sinais de TV aberta por meio da Banda Ku, manifestaram-se regularmente 119 emissoras que transmitiam em Banda C na data da publicação do Edital do 5G e 92 radiodifusores que ainda não atuavam em Banda C, mas que possuíam interesse em operar diretamente na Banda Ku.

O Gaispi recebeu a indicação apresentada pelos radiodifusores para a utilização da posição orbital 70° Oeste, ocupada pelos satélites Star One D2 e C4 da Claro S.A, e a posição orbital 43° Oeste, ocupada pelo satélite SKY-B1 da GLA Brasil Ltda. 

No entanto, considerando que é inviável a recepção dos satélites nas duas posições orbitais por uma única antena, o Grupo decidiu aprovar a indicação da posição orbital de 70° Oeste para fins de cumprimento da política pública.

O fato de os satélites localizados na posição 70° Oeste possuírem maior capacidade, serem satélites brasileiros e já operarem em faixas de radiofrequências, foi levado em consideração na tomada de decisão. Foi informado que não existe vedação para que os sinais sejam também disponibilizados na posição 43° Oeste. 

A Banda Ku é uma faixa de frequência utilizada para a internet via satélite em um movimento de comunicação que envia os sinais do satélite para a antena e vice-versa.  

As antenas são mais simples em comparação a de outras frequências. Apesar de serem mais frágeis e pequenas, elas têm um custo bem reduzido. 

Mas a qualidade das imagens sofre várias interferências por conta do clima e a faixa comercial é entre 10.7 GHz e 18 GHz. Ela pode ser utilizada por emissoras de TV, por radares da polícia, entre outros serviços.  

Via: Agência Brasil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img