Departamento de carros clássicos da Ferrari abre as portas (pela primeira vez) para celebrar 75 anos
Em 2022, a Ferrari completa 75 anos da construção do seu primeiro carro, a 125 S. A fabricante de Maranello começou como uma subsidiária esportiva da Alfa Romeo e, após a 2ª Guerra Mundial, embarcou no voo solo que a tornou a equipe de automobilismo mais popular do mundo, além de um ícone de velocidade e luxo na indústria automotiva. Para celebrar isso, a Ferrari vai abrir pela primeira vez seu departamento de carros clássicos em Maranello para o público.
Intitulada ‘Ferrari Forever’, a exposição terá na vitrine uma série de modelos clássicos da marca que passaram pelas mãos do Ferrari Classic, um serviço de restauração e manutenção antes exclusivo para proprietários. Na oficina de Maranello, é possível encontrar todo tipo de ferramentas e técnicos que mantêm a história da marca viva.
De acordo com a montadora italiana, será dada uma atenção especial ao arquivo histórico, que abriga uma preservada coleção de fichas de montagem para cada Ferrari já feita desde o início da companhia. Isso é crucial para as restaurações, uma vez que garante que tudo esteja em conformidade com os projetos originais. Ao todo, serão 15 modelos clássicos da Ferrari na exposição.
O destaque da exposição será a 500 Mondial, um dos primeiros experimentos do projetista Aurelio Lampredi com motores de 4 cilindros. Campeão do Mundial de Endurance em 1954, o modelo levou o artesanato italiano a níveis elevados, com as folhas de metal na carroceria moldadas à mão. Tecnicamente, o carro trazia ainda um motor de 2 litros avançado para a época com 170 cv de potência.
Também estarão na exposição lendas como a 250 GT Competizione Tour de France 1956, que, segundo a marca italiana, possui um dos mais extensos armários de troféus da história do automobilismo, e a 250 GT Cabriolet, que teve somente 240 exemplares produzidos pela Pininfarina entre 1957 e 1962.
De 1947 para cá, a Ferrari produziu pouco mais de 150 modelos. No automobilismo, além de ter vencido 16 vezes o Mundial de Fórmula 1 (recorde histórico), a marca obteve nove vitórias nas 24 Horas de Le Mans. A exposição em Maranello estará aberta ao público até o dia 17 de fevereiro de 2023.
Crédito da imagem principal: Ferrari/Divulgação
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários