Descubra como tirar o seu passaporte pela internet
Precisa emitir o seu passaporte ou uma segunda via do documento? Saiba que o processo pode ser feito pela internet por meio da plataforma Gov.br.
O sistema do governo funciona em conjunto com o da Polícia Federal, que é a responsável pela emissão do passaporte. Pelo Gov.br, também é possível pedir outros tipos de passaporte, como o emergencial e estrangeiro, por exemplo. Acompanhe abaixo como o processo funciona.
De início, saiba que para conseguir o seu passaporte como brasileiro é preciso cumprir algumas regras, que são:
Para evitar erros no meio do caminho, a Polícia Federal recomenda realizar o procedimento abaixo usando o navegador Firefox.
Passo 01: acesse a página https://www.gov.br/pt-br.
Passo 02: na barra de busca, digite os termos ‘obter passaporte’ e acesse o primeiro resultado da pesquisa logo abaixo.
Passo 03: em seguida, clique em ‘Iniciar’ e confirme na próxima tela que leu todas as instruções mostradas na página anterior.
Passo 04: chegou a hora de preencher o formulário com os seus dados. Fique atento às informações descritas na página. Para continuar, clique em ‘Preencher Formulário’.
Passo 05: confira todos os seus dados, marque a caixa em destaque e clique em ‘Enviar’ para finalizar o processo. No fim, você receberá uma mensagem por e-mail confirmando que a solicitação foi enviada e um boleto é gerado automaticamente para arcar com as taxas do serviço.
Pronto! Agora você já sabe como tirar o seu passaporte online. Para acompanhar o andamento do procedimento, acesse a página da Polícia Federal, preencha o número de protocolo, seu CPF e clique em Consultar.
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Normalmente, o documento fica disponível para entrega em 6 dias úteis, entretanto, o prazo pode ser maior dependendo da localidade.
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Fonte: Olhar Digital
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