Startup Alana AI vence dores do crescimento e retém 92% dos colaboradores
Caminhando por meio de tomadas de decisões bem alicerçadas, a startup Alana AI tem se destacado no segmento e conseguiu superar as famosas dores de crescimento graças a uma gestão equilibrada. Assim, a scale-up, uma das principais referências em soluções de inteligência artificial da América Latina, reteve 92% dos colaboradores em 2021.
Na startup, a ideia é que todos os seus pontos cresçam juntos. Dessa maneira, o recrutamento, treinamento e avaliações de performance são pensadas e realizadas de modo a integrar o colaborador com a equipe, para que ele não se sinta apenas mais um funcionário dentre muitos.
Essa lógica colocada em prática na Alana AI é aplicada no desenvolvimento de times em diversos lugares do mundo, sempre no formato home-office.
“Uma marca só aumenta a sua produtividade e desenvolve métodos eficientes de experiência do consumidor se a sua base de profissionais se sentir acolhida, integrada e motivada por uma visão de liderança”, explica o CEO da Alana AI, Marcel Jientara.
Um dos maiores desafios das scale-ups é encontrar um equilíbrio de crescimento. De acordo com o Syhus, 73% dos empresários de sucesso acreditavam ter boas habilidades de gestão.
Ou seja, não há como um grupo crescer sem harmonizar o seu escalonamento para todos os setores e cargos, desde estagiários até as posições de chefia.
“A missão da Alana AI é preparar o caminho para o surgimento de conexões reais entre pessoas e marcas, fomentando negócios sustentáveis e trazendo benefícios tangíveis para todos. Isso só está sendo possível por termos como foco ajudar o colaborador a também criar uma conexão real com a sua função e a própria equipe”, destaca Jientara.
Ao contrário de empresas tradicionais, avaliações de performance na startup são realizadas a cada 15 dias. Trata-se de uma prática que valoriza cada conquista dos funcionários, assim como auxilia na solução de qualquer empecilho em um espaço curto de tempo e de forma efetiva.
Apesar do trabalho remoto ter surgido em muitas empresas por conta da pandemia de coronavírus, na Alana AI ele já era valorizado bem antes, especialmente por investir na Inteligência Artificial (IA) para revolucionar o atendimento ao cliente.
A tecnologia é a responsável por assegurar pontos como a cibersegurança e a comunicação online, temas indispensáveis para a gestão de pessoas e, consequentemente, o modelo scale-up.
“Soluções como a IA permitem uma cultura de autonomia nas empresas, e não de comando e controle como a vista em muitas das grandes corporações e que, várias vezes, bloqueiam um crescimento escalável”, conclui Jientara.
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Fonte: Olhar Digital
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