Sexta-feira, Novembro 22, 2024
spot_img
InícioESTADOCAPITALApenas 11% votaria em uma 3ª via; Lula vai à 43% no...

Apenas 11% votaria em uma 3ª via; Lula vai à 43% no 1º turno, diz pesquisa BTG

spot_img

Apenas 11% votaria em uma 3ª via; Lula vai à 43% no 1º turno, diz pesquisa BTG Se Lula não estivesse na corrida eleitoral, ainda assim, Bolsonaro perderia para todos os candidatos; 39% dizem que deixariam de votar numa 3º via só para derrotar Bolsonaro

Pesquisa do instituto FSB, patrocinada pelo banco BTG Pactual, e divulgada nesta segunda-feira (21.mar.22) mostra que o ex-presidente Lula (PT) foi a 43% das intenções de voto no 1º turno, seguindo na liderança do pleito. A pesquisa também revela que apenas 11% votaria na 3ª via. (veja abaixo).  

Seguindo o levantamento feito sobre o cenário do 1º turno, atrás de Lula está Jair Bolsonaro (PL), com 29%, depois vem Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos). 

A pesquisa BTG mostra Lula liderando com 38% na espontânea (quando os nomes são citados sem serem apresentados ao entrevistado) e com 43% na estimulada (quando apresenta-se os nomes dos candidatos aos entrevistados).  

No cenário de um eventual 2º turno entre Lula e Bolsonaro, o petista tem 54% contra 35% do nome do PL de Valdemar da Costa Neto. 

Um dado apurado pela BTG mostra que Lula é, na visão dos entrevistados, o candidato mais preparado para enfrentar a gestão do Brasil. Além disso, a mostra revela que apenas 11% dos entrevistados irão votar em uma 3ª via. Lula é o candidato mais preparado em todos os aspectos: redução da pobreza, manter ou ampliar programas sociais de distribuição de renda, gerar empregos, controlar o aumento de preços, promover o crescimento da economia brasileira, reduzir impostos, combater a pandemia de Covid-19 e a corrupção. 

Bolsonaro lidera o índice de rejeição, com 54% dos entrevistados dizendo que não votariam nele de jeito nenhum. 25% dizem que em Bolsonaro “era o único que votariam”. 

O levantamento também mostra um “caminho difícil” para a terceira via. “O contexto de polarização política antecipou as decisões dos eleitores. Com isso, as possibilidades para candidatos fora Lula e Bolsonaro hoje são bem mais restritas”, afirma o diretor do Instituto FSB Pesquisa, André Jácomo. Somente 11% do eleitorado afirma que não votará “nem em Bolsonaro, nem em Lula”. 

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas por telefone entre os dias 18 e 20 de março. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-09630/2022.

A mostra testou 9 cenários. Apesar de manter-se na casa dos 30% dos votos, Jair Bolsonaro perderia para todos os candidatos, inclusive Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul). Todos os cenários em que Lula é colocado ele vence. O candidato natural que “substituiria” Lula é Ciro Gomes.

Vale destacar ainda que o BTG mostrou que 24% dos eleitores mudariam de voto (deixariam a 3ª via) se for para derrotar Bolsonaro. Quando a pesquisa faz essa mesma pergunta e apresenta o nome dos candidatos, 39% dizem que mudariam seu voto para derrotar Bolsonaro. Apenas 9% mudaria o voto com a intenção de derrotar Lula.    

A população em geral está dividida quanto ao responsável por estar sendo praticados preços tão altos dos combustíveis no Brasil. 29% dizem que o culpado pelos preços elevados é o governo Bolsonaro. 22% dizem que a culpada é a Petrobras. 21% culpa os governadores. 18% acredita que a guerra refletiu ao aumento. 5% culpa todos.

 

Fonte: MS Notícias

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img