Uefa libera inscrição de atletas de clubes da Rússia ou Ucrânia nos torneios que organiza

Uefa libera inscrição de atletas de clubes da Rússia ou Ucrânia nos torneios que organiza

Enfim, há uma decisão da Uefa sobre os jogadores afetados pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. Atletas que atuam em clubes desses países poderão ser inscritos nos torneios organizados pela federação, ou seja: Liga dos Campeões (masculina e feminina), Liga Europa e Conference League.

O anúncio da Uefa aconteceu por meio de comunicado, na tarde desta segunda-feira (21). Conforme a nota divulgada pela federação, cada clube poderá inscrever apenas dois jogadores provenientes de Rússia e Ucrânia nos torneios citados. Neste momento, as três competições da federação encontram-se nas quartas de final.

O comunicado lembra ainda que as regras da Fifa para a janela de transferência foram flexibilizadas, a fim de dar suporte legal aos clubes e jogadores envolvidos em eventuais negócios. A flexibilização tem caráter temporário e excepcional, com prazo de validade até 30 de junho deste ano, ou seja, o final da temporada europeia.

A notícia, de importância humanitária e esportiva, é observada de perto também por clubes brasileiros. Com o grande contigente de atletas provenientes do país e da América do Sul com contratos suspensos, cresceu a busca nacional por reforços vindos da Ucrânia e da Rússia. O Atlético Mineiro, por exemplo, garantiu o empréstimo de Junior Alonso junto ao Krasnodar até o fim do ano. Wanderson, que também estava ligado ao Krasnodar, reforçou o Internacional, enquanto Paulinho Boia e Matheus Peixoto, ambos do Metalist, foram emprestados ao América Mineiro e ao Ceará, respectivamente.

Há atletas brasileiros cobiçados no mercado, como Pedrinho, ex-Corinthians, e David Neres, ex-Ajax e São Paulo, que têm a preferência de seguir na Europa.

Fonte: Ogol

Comentários