YouTube vai remover vídeos com fake news das eleições de 2018
O YouTube anunciou nesta terça-feira (22) que vai remover vídeos com desinformação sobre as eleições de 2018 em nova política de privacidade voltada para evitar desinformação no pleito deste ano. Em outubro, o Brasil passa novamente por eleições presidenciais e a plataforma está se antecipando para evitar notícias falsas.
O Brasil foi incluído na mesma regra adotada nos Estados Unidos em 2020 e na Alemanha em 2021. Segundo a plataforma, serão excluídos vídeos com “informações falsas sobre fraude generalizada, erros ou problemas técnicos que supostamente tenham alterado o resultado de eleições anteriores, após os resultados já terem sido oficialmente confirmados”.
A empresa ainda inclui na regra vídeos que tentam enganar eleitores na hora da votação, com informações falsas sobre horários e locais de voto. Além disso, alegações infundadas, como urnas hackeadas, também se enquadram na política. O presidente Jair Bolsonaro, chegou a afirmar diversas vezes que o pleito vencido por ele em 2018 foi fraudado. No entanto, em 2021, admitiu não ter provas da suposta fraude eleitoral.
Leia também!
O YouTube fechou uma parceria com o TSE para promover conteúdo eleitoral confiável. O site disse que vai montar painéis com informações de fontes seguras e evitar a recomendação de vídeos duvidosos. “Ajustamos o sistema de recomendações para diminuir a visualização de vídeos que chegam perto de violar as diretrizes da comunidade. Nosso objetivo é manter as visualizações de recomendações para conteúdo duvidoso abaixo de 0,5%”, disse o site.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários