Em meio ao conflito militar, Rússia bloqueia o Google Notícias
Com cerca de um mês de conflito com a Ucrânia, diversas sanções à Rússia estão sendo impostas por plataformas como YouTube e Slack. Por outro lado, o governo russo também está colocando suas restrições, tanto que agora, o Google Notícias é o mais recente serviço bloqueado no país liderado por Vladimir Putin.
De acordo com o Serviço Federal de Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação e Meios de Comunicação de Massa (Roskomnadzor) via Interfax, o Google Notícias foi bloqueado porque “fornecia acesso a inúmeras publicações e materiais contendo informações inautênticas e publicamente importantes sobre o curso da operação militar especial no território da Ucrânia”.
Depois de bloquear o Facebook e depois do Facebook “desbloquear” o discurso de ódio se movido contra russos, era mesmo questão de tempo. A partir de segunda-feira, o Instagram será bloqueado na Rússia.
A decisão foi tomada pelo Serviço Federal de Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação e Meios de Comunicação de Massa (Roskomnadzor) explicitamente por conta da exceção que a Meta adotou para discurso de violência contra soldados invasores russos em suas duas redes, Instagram e Facebook, algo que é proibido por padrão.
A empresa em si foi chamada de “organização extremista” pelas autoridades russas, e processos legais foram iniciados contra ela.
Para saber mais, acesse a reportagem completa no Olhar Digital.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários