Há 36 Gre-Nais, Inter não consegue resultado que precisa para ser finalista do Gaúcho
O Grêmio está com um pé na final do Campeonato Gaúcho e o Internacional mais perto de prolongar a seca de cinco anos sem o título estadual. Depois de perder por 3 a 0 no jogo de ida da semifinal para o maior rival, o Colorado precisa agora, pelo menos, devolver a mesma diferença de gols, o que já não acontece há algum tempo…
A última vitória do Internacional por três gols de diferença sobre o Grêmio foi em 2014. O jogo era válido pela final do Gauchão daquele ano e a goleada, por 4 a 1, foi capitaneada por Alex, que marcou duas vezes. Entre todos jogadores que estiveram em campo naquele dia, apenas Andrés D’Alessandro ainda joga por uma das equipes. D’Ale foi quem inaugurou o placar da goleada.
Aquela vitória maiúscula do Inter marcava um tempo em que o clube era predominante no estado. Entre 2011 e 2016, o Internacional foi hexacampeão gaúcho, além de acumular até aquele ano 12 dos 16 títulos disputados neste século. Em 2017, o campeão estadual foi o Novo Hamburgo, e depois o Grêmio levantou quatro troféus em sequência.
Em todo esse período – última goleada aconteceu num dia 13 de abril de 2014 -, passaram-se 36 Gre-Nais. O Internacional venceu somente oito desses jogos, com o Grêmio em vantagem 14 vezes.
Apesar do inegável domínio recente do Grêmio nos clássicos recentes, as goleadas também foram raras. A maior parte dos jogos acabaram empatados (14), ou definidos por um gol de diferença para um dos lados (14). Ainda assim, o Tricolor conseguiu algumas vitórias expressivas, a maior delas um 5 a 0 no Brasileirão de 2015.
O presente pode até ilustrar pelo Brasil a perda gradual de relevância dos estaduais. A história, porém, sempre reforça que um Gre-Nal vale muito mais até que um título. Para quaisquer dos lados, seja do Grêmio que busca tranquilidade para o início da Série B, seja para Alexander Medina, o técnico uruguaio que já está no olho do furacão com menos de três meses no cargo.
Fonte: Ogol
Comentários