Com ajudinha brasileira, Portugal despacha a Turquia e decide vaga contra a Macedônia do Norte
Pela repescagem europeia para a Copa do Mundo de 2022, Portugal recebeu a Turquia em um ótimo jogo, que parecia tranquilo, mas se complicou muito no segundo tempo para os donos da casa. Ao fim, Portugal arrancou a importante vitória por 3 a 1.
Com a conquista sobre os turcos, Portugal foge do confronto diante da Itália, que acabou eliminada para a Macedônia do Norte.
Portugal domina completamente
Portugal entrou em campo disposto a resolver o jogo nos primeiros minutos. Em alta intensidade, a equipe chegava com perigo a cada avanço dos homens de frente, assustando frequentemente a defesa turca.
Aos 11 minutos a primeira grande chance apareceu, nos pés de Diogo Jota, embaixo das traves, após excelente cruzamento, mas o atacante do Liverpool jogou para fora.
Aos 14, porém, a boa construção ofensiva contou com bombardeio ao goleiro Çakır, que até pegou o primeiro chute de Bernardo Silva, mas não conseguiu salvar no rebote de Otávio, que abriu o placar: 1 a 0.
Com o gol sofrido, o sinal de alerta foi ligado na equipe turca. Apertando a saída de bola e subindo suas linhas, a Turquia começava a ameaçar Portugal, que era encurralado na sua defesa.
Aos 21, a primeira grande chegada dos turcos. Após cruzamento na área, Kutlu apareceu, subiu mais que todo mundo e cabeceou para baixo, próximo ao pé da trave.
Depois do ímpeto da Turquia, Portugal conseguiu controlar o jogo e botar a bola no chão. Aos 42, ótima jogada trabalhada pelo time lusitano. A bola chegou em Otávio, o brasileiro levantou a cabeça e cruzou na medida para Diogo Jota ampliar o marcador: 2 a 0, em um primeiro tempo dominante dos portugueses.
Turquia se anima
Mais pragmático, Portugal diminuiu o ritmo na segunda etapa, aliviando na pressão alta, mas ainda assim segurando as tentativas de escapes da Turquia. Dominando o jogo, Fernando Santos liberou Diogo Jota e Otávio para explorar os corredores, enquanto mantinha Cristiano Ronaldo fincado na grande área.
No entanto, o jogo que parecia tranquilo poderia se complicar… e complicou! Aos 19, ótima tabela entre Burak Yilmaz e Cengiz Under. Yilmaz recebeu na cara do gol para diminuir o marcador e colocar verdadeiro fogo no jogo: 2 a 1.
Valente, a Turquia tentava a todo o custo apertar Portugal. Aos 39, o árbitro foi ao VAR analisar um possível pênalti cometido por José Fonte. Na volta do vídeo, a confirmação: penalidade máxima para a Turquia. Na bola, Burak Yilmaz teve a chance de se consagrar, mas o atacante isolou a bola, longe do gol de Diogo Costa.
Embalado pelos torcedores, Portugal conseguiu acalmar o jogo após a intensidade da Turquia. Sobraria tempo para, aos 48, o brasileiro Matheus Nunes aparecer na área, bater na saída do goleiro e anotar o terceiro de Portugal: 3 a 1. Ao final, os lusos conseguiram a classificação para a próxima fase da repescagem para a Copa do Mundo.
Fonte: Ogol
Comentários