Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO

Diretor de “Duna” fala sobre não ter sido indicado ao Oscar 2022

24/03/2022 às 09:01
3 min de leitura
Denis Villeneuve

Anuncie Aqui

Diretor de “Duna” fala sobre não ter sido indicado ao Oscar 2022

Apesar de “Duna” ter sido indicado ao Oscar 2022, seu diretor, Denis Villeneuve, não teve seu nome atrelado à lista de Melhor Diretor, já que as produções não vão para a indicação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de forma ‘casada’, ou seja, cada um concorre em categorias diferentes. O filme, uma adaptação do romance de mesmo nome de Frank Herbert, publicado em 1965, já arrecadou aproximadamente R$ 2 bilhões e seu sucesso foi tanto que uma sequência foi confirmada, sendo possível que a produção, inclusive, se torne uma trilogia

 Ao Variety Awards Circuit, Villeneuve falou sobre sua não indicação para Melhor Diretor. O cineasta rasgou o verbo e deu sua opinião sobre qual é a sua verdadeira essência e objetivo em criar e dirigir filmes, indicando que receber prêmios não está no topo de sua lista. 

“É melhor estar nessa posição do que o oposto. Prefiro que as pessoas digam ‘Você deveria estar’ em vez de ‘Que diabos você está fazendo aí?’ Não estou fazendo filmes para obter reconhecimento de prêmios, esse não é o objetivo. Se você faz isso por esse objetivo, não está fazendo direito na minha humilde opinião. Eu faço cinema porque amo profundamente a forma de arte do cinema, adoro fazer filmes. Quando há reconhecimento depois, é claro que é uma bênção [mas] além disso, há uma voz dentro de mim dizendo que é bom ficar com fome [vontade] e, como diretor de cinema, acho que poderei dirigir filmes enquanto sentir que posso ser melhor”, explicou o diretor. 

Segundo o CBR, “Duna” recebeu 10 indicações ao Oscar e fãs do longa e de Villeneuve ficaram surpresos em ver que o nome do cineasta não constava na lista de participantes da disputa. Concorrem à estatueta na categoria de Melhor Diretor deste ano Steven Spielberg, Paul Thomas Anderson, Kenneth Branagh, Ryusuke Hamaguchi e Jane Campion. 

Ao ser indicado, “Duna” também se tornou o sexto filme da história a conseguir indicações em todas as categorias técnicas do Oscar, juntando-se a “Titanic”, “Mad Max: Estrada da Fúria” e “O Regresso”. Recentemente, a produção também recebeu o prêmio máximo no American Society of Cinematographers (ASC), organização cultural norte-americana que analisa o trabalho de diretores em fotografia e efeitos especiais. O troféu foi entregue ao diretor de fotografia Greig Fraser na categoria Longa Metragem. 

“Se você tivesse me dito um ano atrás que teríamos 10 indicações, incluindo Melhor Filme, eu riria e diria: ‘Você está louco?’. Para ter 10 indicações, tudo o que posso dizer é obrigado aos deuses do cinema e obrigado à Academia, e beber uma taça de champanhe para comemorar”, concluiu o cineasta. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias