Espécie de veado pode transmitir a Covid-19 por 5 dias
Uma pesquisa produzida pela Universidade Cornell de Nova York, nos Estados Unidos, apontou que o veado-da-cauda-branca (Odocoileus virginianus) é capaz de transmitir a Covid-19 por até cinco dias para indivíduos da mesma espécie.
O animal é nativo da América do Norte, mas pode ser encontrando na região sul do Brasil. Os pesquisadores, em ambiente completamente controlado, infectaram seis filhotes de veado aos SARS-CoV-2 e, em seguida, expuseram outros 9 filhotes aos infectados em datas diferentes.
Os animais eram submetidos a testes de Covid-19 todos os dias e foi possível comprovar que os veados para de transmitir a doença após cinco dias. Os animais saudáveis expostos aos infectados no terceiro dia adquiriram a doença, enquanto aqueles expostos no sexto dia não foram infectados.
“A replicação do vírus no trato respiratório superior – especialmente os cornetos nasais [estruturas do nariz] – é comparável ao que é observado em humanos e em outros animais suscetíveis à infecção”, disse o autor do estudo ao explicar que este pode ser um dos motivos para a infecção ter sido tão eficiente nestes animais.
A pesquisa visa entender como o vírus da Covid-19 se replica nos animais. Agora os cientistas procuram entender se há a possibilidade das pessoas que caçam veados se infectarem com o SARS-CoV-2 por conta do contato dos fluIdos dos animais.
Não existe qualquer evidência que comprove essa infecção passada de veados para humanos, mas pesquisadores procuram entender melhor essa relação e quais os tecidos-alvos infectados para assim evitar que os caçadores entrem em contato com eles.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários