Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição
Nesta quinta-feira (24), a Receita Federal abre a nova consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) que contempla restituições residuais de exercícios anteriores. Desta forma, o crédito bancário para 212.711 contribuintes será realizado em 31 de março, no valor total de R$210 milhões.
Do total, R$80.771.292,42 são destinados para pessoas que têm prioridade, em que: 2.790 são idosos acima de 80 anos, 21.540 são cidadãos entre 60 e 79 anos, 2.199 são pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 7.542 são os contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.
Para saber se a restituição está disponível é só deve acessar a página da Receita na internet a partir das 10h, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. Na mesma página, terá as orientações e canais de prestação do serviço, com consulta simplificada ou completa da situação da declaração do Imposto de Renda, através do extrato de processamento, que pode ser acessado no portal e-CAC.
Além disso, em caso de identificar alguma pendência na declaração, é possível retificar a declaração e corrigir as informações. Também tem como utilizar ainda o aplicativo para tablets e smartphones para consultar informações sobre a liberação das restituições do Imposto de Renda, assim como a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Leia mais:
O pagamento da restituição do Imposto de Renda é feito na conta bancária informada na declaração e se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nessa situação, o indivíduo poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Por outro lado, se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, terá que fazer o requerimento pelo Portal e-CAC, que está disponível no site da Receita Federal.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários