Olhar Espacial fala da confirmação de 5 mil exoplanetas pela Nasa e da importância dessas descobertas
Nesta semana, a Nasa confirmou a existência de 5 mil exoplanetas, também chamados de planetas alienígenas, termos que se referem aos corpos planetários que orbitam fora do nosso sistema solar. Em razão disso, o Olhar Espacial desta sexta-feira (25) vai abordar o tema com dois convidados que entendem muito do assunto: Denis Kulh e Sergio José Gonçalves da Silva, membros do Alfa Crucis, um grupo de pesquisas e estudos astronômicos que trabalha com detecção de exoplanetas.
Denis Kulh é engenheiro de computação e atua em pesquisa e desenvolvimento na área de software. Entusiasta da astronomia amadora desde 2015, Kulh tem grande interesse no uso e construção de softwares para auxiliar o processamento e a redução de dados fotométricos relativos a diversos fenômenos astronômicos. No Alfa Crucis, ele é coordenador de redução de dados do subgrupo de exoplanetas.
Sergio José Gonçalves da Silva, nascido em Caracas, na Venezuela, se autodenomina cidadão do mundo. Astrônomo amador e engenheiro de telecomunicações formado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal, mudou-se para o Brasil em 2012. Apaixonado pela astronomia desde criança, deu os primeiros passos no Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) fazendo cursos de astronomia para amadores, dando continuidade no Clube de Astronomia de São Paulo (CASP), do qual também é membro.
Em 2015, Silva começou a operação do Observatório TUGA, em Porto Feliz, interior de SP, dedicando-se principalmente à astrofotografia e instrumentação astronômica. Especialista em processamento de vídeo, eletrônica e software, ingressou no Grupo Alfa Crucis em 2018, onde contribuiu com a instrumentação da segunda detecção de exoplanetas, astrofotografia e divulgação. Também atua no projeto Deep Images of Mergers (DIM), liderado pela renomada astrônoma Duilia De Mello.
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários