Spotify interrompe serviços na Rússia
A guerra iniciada pela Rússia contra a Ucrânia está fazendo diversas empresas de todo o mundo buscarem um novo posicionamento no país.Nesta sexta-feira (25), foi a vez do Spotify anunciar que está interrompendo todos os seus serviços em terras russas.
O streaming de música com sede na Suécia relatou que sua decisão é baseada na implantação de novas leis referentes à liberdade de expressão na Rússia. Recentemente, Vladimir Putin sancionou uma lei que prevê a prisão por até 15 anos de pessoas que divulguem notícias falsas sobre as forças armadas do país.
No início do confronto, o Spotify fechou seus escritórios na Rússia e removeu diversos conteúdos patrocinados pelo governo. No entanto, decidiu, na época, continuar com o funcionamento dos serviços alegando que “é extremamente importante tentar manter nosso serviço operacional na Rússia para permitir o fluxo global de informações”.
A plataforma relatou que continua acreditando na importância de preservar um serviço de informações verídicas e confiáveis, porém, ao tentar fazer isso colocará em risco a vida de funcionários da empresa e até mesmo de ouvintes que buscam esses dados no streaming.
A decisão não deixa claro se a suspensão será definitiva, tampouco quando os serviços voltarão a funcionar na Rússia. Sabe-se apenas que o bloqueio deve começar no início de abril.
O órgão regulador de comunicações da Rússia, Roskomnadzor, anunciou o bloqueio do Google News no país. A agência de notícias russa Interfax afirmou que a decisão foi tomada devido às informações falsas sobre o conflito contra a Ucrânia.
“Algumas pessoas estão tendo dificuldades para acessar o aplicativo e o site do Google News na Rússia e que isso não se deve a nenhum problema técnico de nossa parte”, revelou a empresa de tecnologia em um comunicado.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários