Veja quais prêmios podem fazer história no Oscar 2022
Nesta noite de domingo (27), acontece a cerimônia do Oscar 2022 e pode fazer história com algumas premiações da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Isso porque o famoso evento pode contribuir em termos de representatividade e inovação no mercado.
Antes do grande momento, confira quais as produções podem marcar a geração caso levem o prêmio na 94ª edição do Oscar. A cerimônia da Academia terá apresentação das comediantes Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes, além de ser transmitido pelo Globoplay e TNT.
Oscar brasileiro
O Brasil tem chance de levar uma estatueta do Oscar para casa. “Onde eu moro” é co-dirigido pelo carioca Pedro Kos e está concorrendo na categoria melhor curta de documentário. A obra fala sobre o aumento da população de moradores de rua nos EUA, focando nas cidades de Los Angeles, São Francisco e Seattle.
Oscar por streaming
Uma curiosidade deste ano é que três dos dez indicados a melhor filme foram lançados por serviços de streaming. “Ataque dos cães”, “No ritmo do coração” e “Não olhe para cima” podem fazer com que haja o primeiro Oscar de melhor filme para o streaming.
Tríplice coroa
“Flee – Nenhum lugar para chamar de lar” é simplesmente o primeiro filme na história a ter indicações nas categorias melhor animação, filme internacional e documentário. Se for premiado nas três, irá construir uma história bem difícil de ser superada.
Leia também
Personagens premiados
Em toda a história do Oscar, apenas duas vezes atores diferentes conquistaram a estatueta com um mesmo personagem: Marlon Brando (“O poderoso chefão”) e Robert De Niro (“O poderoso chefão: parte II”) pelo papel de Vito Corleone; seguido por Heath Ledger (“Batman: O cavaleiro das trevas”) e Joaquin Phoenix (“Coringa”) como o Coringa. Isso pode se repetir com Ariana DeBose, a favorita ao prêmio de melhor atriz coadjuvante pelo papel como Anita em “Amor, sublime amor”. Vale lembrar que Rita Moreno conquistou o Oscar pelo filme de 1961.
Ator surdo pode ser o primeiro
Troy Kotsur é um dos favoritos ao Oscar de melhor ator coadjuvante e caso ganhar, teremos o primeiro homem surdo a conquistar um prêmio de atuação. Ele já venceu vários prêmios como Independent Spirit Awards, SAG Awards, Critics Choice Awards e Bafta. Além disso, Kotsur é o primeiro homem surdo a concorrer à estatueta.
Refilmagem do melhor filme
Se “Amor, sublime amor” conquistar o prêmio principal, repetirá a história do original. Isso porque em 1962, o filme ganhou 10 prêmios da Academia: melhor filme, direção, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, fotografia, montagem, direção de arte, figurino, som e trilha sonora.
Oscar apenas
Kristen Stewart não teve nenhuma outra indicação por “Spencer”, como SAG Awards e ao Bafta, mas está concorrendo ao Oscar de melhor atriz. Se premiada, será a primeira vez em que uma atriz leva o Oscar sem concorrer aos dois outros prêmios.
Mulheres na direção
Somente duas mulheres conquistaram o Oscar de melhor direção: Chloé Zhao foi premiada por “Nomadland” e Kathryn Bigelow por “Guerra ao terror”. Agora, mais uma mulher pode levar a estatueta para casa. Jane Campion é favorita pelo trabalho em “Ataque dos cães”.
Fonte: O Globo
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários