Sexta-feira, Novembro 22, 2024
spot_img
InícioTECNOLOGIA E ENTRETENIMENTOAsteroide do tamanho de uma casa passa “raspando” pela Terra nesta segunda-feira

Asteroide do tamanho de uma casa passa “raspando” pela Terra nesta segunda-feira

spot_img

Asteroide do tamanho de uma casa passa “raspando” pela Terra nesta segunda-feira

Um asteroide recém-descoberto está passando “raspando” por nosso planeta nesta segunda-feira (28). A rocha foi descoberta no último sábado (26) e tem um tamanho estimado em 15 metros de diâmetro, equivalente a “uma casa“. 

Batizado de 2022 FB2, ele chegará a 150.000 km de distância de nosso planeta, menos da metade da distância entre a Terra e a Lua. Apesar da proximidade, não existe nenhuma possibilidade de impacto ou risco para nós.

Segundo Paul Chodas, diretor do CNEOS (Center for Near Earth Object Studies, Centro para Estudo de Objetos Próximos à Terra) na Nasa, objetos como o 2022 FB2 geralmente só são descobertos quando estão bem próximos de nós.

“Muito poucos destes asteroides foram detectados no espaço e observados extensivamente antes de um impacto, porque seu brilho é muito tênue até as últimas horas, e um telescópio tem que observar o local certo no céu, na hora exata, para que possam ser detectados”. 

Foi o que aconteceu com o asteroide 2022 EB5, que em 12 de março atingiu nosso planeta, próximo ao mar da Noruega, apenas duas horas após sua descoberta. Com tamanho estimado entre entre 3 e 4 metros de diâmetro, ele era grande o suficiente para ser detectado ainda no espaço, mas pequeno demais para causar algum dano, caso atingisse uma área povoada.

Segundo o astrônomo Peter Brown, o impacto do 2022 EB5 foi detectado pela rede internacional de sensores de infrassom, através das estações na Groelândia e na Noruega. Estimativas sugerem que a energia liberada durante a passagem pela atmosfera foi o equivalente a 2 mil toneladas de TNT.

O 2022 EB5 foi apenas o quinto asteroide descoberto no espaço antes de atingir a Terra. Antes dele, já haviam sido detectados o 2008 TC3, que atingiu o Sudão, o 2014 AA, que atingiu o Oceano Atlântico, o 2018 LA, que atingiu Botswana e o 2019 MO, que caiu no Mar do Caribe.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img