Gana segura Nigéria e garante vaga na Copa do Mundo
Fora da sua casa, Gana deixou triste os mais de 60 mil torcedores no estádio, segurou a Nigéria para manter o jogo empatado em 1 a 1 e alcançar uma vaga na Copa do Mundo de 2022. Thomas Partey abriu o placar para os ganeses, enquanto Ekong empatou para os nigerianos.
Gana conseguiu avançar com o empate pelo critério de gol fora, já que a primeira partida terminou com a igualdade em 0 a 0. Com isso, a seleção volta a disputar uma Copa do Mundo após ficar de fora da última edição. Na sua última participação, em 2014, no Brasil, caiu na fase de grupos.
Nigéria em busca da vaga
Em casa, com apoio da sua torcida, a Nigéria foi para cima nos primeiros minutos, rondou a área com perigo, mas errou bastante no último passe para não criar uma chance clara. Gana então foi fatal e abriu o placar na sua primeira chegada ao ataque, aos 10, quando Thomas Partey recebeu na intermediária, bateu forte, mas contou com grande falha do goleiro Uzoho.
A Nigéria então foi pura pressão. Aos 13, Osimhen recebeu lançamento desde a defesa, dominou na área e bateu cruzado, rente à trave. O goleiro ganês Wollacott ainda fez duas boas defesas, mas não conseguiu evitar o empate, já que aos 23, os mandantes tiveram um pênalti para bater após marcação com auxílio do VAR. Ekong assumiu a responsabilidade e deixou tudo igual.
O empate só acendeu ainda mais a Nigéria, que se lançou completamente ao ataque e manteve o jogo no seu campo, mas teve dificuldade para criar. Quando Gana começava a voltar para a partida, em uma jogada rápida, aos 34, Osimhen fez o da virada nigeriana após arrancar e driblar o goleiro. No entanto, com análise do VAR, o impedimento foi marcado e o gol verde invalidado.
A Nigéria foi mesmo o time que mais procurou o gol, mas a partida ficou muito paralisada com faltas. Nos últimos minutos, um chute cruzado de Joe Aribo defendido por Wallacott e uma cabeçada de Osimhen tirada pela zaga a caminho do gol sem goleiro deixaram os mandantes no quase.
Gana se defende e vai à Copa
Na volta do segundo tempo, a Nigéria não conseguiu impor um ritmo tão forte para buscar seu gol salvador em um jogo que era pausado e cadenciado por Gana a todo o momento. Ainda assim, os mandantes conseguiram chegar bem ao ataque, em chute para fora de Aribo e cabeçada para baixo de Dennis, que passou ao lado da trave.
Jogador mais perigoso da Nigéria, Osimhen quase virou aos 15, quando Dennis avançou pela direita, mandou para a área e o centroavante demonstrou elasticidade para puxar um voleio e por pouco não acertar o gol. Aos 22, uma nova chance criada em lance parecido, com cruzamento da direita e finalização de Etebo por cima do gol.
Diferente do primeiro tempo, Gana conseguiu com as substituções dificultar a criação nigeriana e montar um sistema defensivo mais consistentes. A Nigéria perdeu força ofensiva e viu seus pontas não encontrarem mais espaços no campo ofensivo. Com isso, o ritmo da partida caiu e poucas chances de gol surgiram.
O final do jogo foi ficando próximo e a Nigéria foi para base do abafa, já com novos atacantes em campo. Osimhen voltou a assustar em lindo voleio aos 38, quando pegou a sobra e mandou ao lado do gol. Simon também teve boa chance em cobrança de falta. Mas não teve jeito, na Nigéria, a vaga e a festa foi mesmo de Gana.
Fonte: Ogol
Comentários