Lewandowski abre o caminho e Polônia vence a Suécia para ir à Copa do Mundo
Um dos melhores jogadores do mundo, Robert Lewandwski não ficará de fora da Copa do Mundo de 2022. O artilheiro abriu o caminho da vitória da Polônia por 2 a 0 para a Suécia na última fase da repescagem europeia para o mundial. A partida não foi nada fácil para os poloneses, que ainda contaram com grande atuação do goleiro Szczesny.
Com o resultado, a Polônia é mais uma seleção europeia a se garantir na Copa do Mundo, junto com Potugal, também classificada nesta terça. Na outra perna da repescagem, ainda sem data definida, Gales irá disputar contra o vencedor do jogo entre Escócia e Ucrânia.
Szczesny salva a Polônia
O primeiro tempo foi animado desde o início. A Suécia foi a equipe mais propositiva, que conseguiu trocar passes no ataque em busca da classificação. Apesar disso, foi a Polônia que teve a primeira boa chance, em cabeçada de Lewandowski, que saiu ao lado do gol. Isak então responsar em chute de longe, que quicou perto do gol e Szczesny caiu no canto para fazer a defesa.
A Suécia então cresceu e teve chances de abrir o placar. Aos 18, após roubada de bola no ataque, Isak arrancou, acionou Forsberg na área, que bateu cruzado e parou em grande defesa de Szczesny. Pouco depois, Bednarek e Cash tiveram que aparecer no momento exato e impedir finalizações suecas que pareciam próximas do gol.
Após as chegadas da Suécia, a Polônia reagiu e conseguiu levar perigo. Aos 25, após boa troca de passes, Szymanski mandou para a área, a bola passou por Lewandowski e sobrou para Cash, que vacilou e não finalizou tão bem. Aos 29, após escanteio, a bola sobrou na intermediária, Bednarek bateu forte, mas no centro do gol e Olsen defendeu bem.
A Suécia então voltou a trocar passes no campo de ataque e a Polônia se retraiu. Em alguns momentos, Lewandowski precisou ir até o campo de defesa para iniciar jogadas. Apesar de ter mais a bola e rondar a área adversária, os suecos criaram pouco. Finalizaram de cabeçada em duas oportunidades, mas sem grande perigo e o placar foi zerado para o intervalo.
Lewa abre o caminho para a classificação
A primeira grande chance de gol do segundo tempo foi da Suécia, que por pouco não abriu o placar com Kulusevski, em chute firme de canhota que obrigou Szczesny a fazer boa defesa. Mas logo em seguida, na resposta polonesa, Krychowskiak foi derrubado dentro da área por Karlstrom e o pênalti foi marcado. O craque Lewandowski foi para a bola e com categoria colocou sua seleção na frente.
A partida fiocu muito aberta e a Suécia foi forte em busca do empate. Aos 13, Isak avançou pela direita, mandou para a área e depois da bola passar por todo mundo sobrou para chute de Forsgberg na pequena área e um milagre de Szczesny. Lindelof, em cabeçada para fora e Forsberg, em chute da meia-lua por cima do gol continuaram a pressão sueca.
A Suécia continuou na pressão, parecia perto do empate, até que em um erro tudo desmoronou. Aos 27, Danielson errou e perdeu a bola, Zielinski avançou livre para invadir a área, bater forte e ampliar. Após sofrer o gol, a seleção sueca acusou o golpe e a Polônia cresceu. Bednarek e Lewandowski conseguiram espaços para dar cabeçadas fortes na área, mas os dois pararam em grandes defesas de Olsen.
Completamente fora do rumo, a Suécia passou a contar com cinco atacantes, entre eles Ibrahimovic. Mas sem meio-campo pouco conseguiu atacar e levar perigo. A última grande chance foi da Polônia, em chute que se transformou em um passe para Lewa, que bate forte e Olsen defendeu com o rosto. Com o apito final, os polacos foram garantidos no Catar.
Fonte: Ogol
Comentários