Domingo, Janeiro 19, 2025
spot_img
InícioTECNOLOGIA E ENTRETENIMENTOSpaceX se prepara para um abril cheio de lançamentos

SpaceX se prepara para um abril cheio de lançamentos

spot_img

SpaceX se prepara para um abril cheio de lançamentos

Nesta sexta-feira (1º), às 12h24 EDT (13h24, pelo horário de Brasília), um foguete Falcon 9, da SpaceX, vai decolar levando 40 espaçonaves de diferentes clientes encapsuladas dentro de sua carenagem de carga útil ao espaço, no voo Transporter-4 – a quarta missão de transporte compartilhado da empresa. E esse será apenas o primeiro de uma série de lançamentos programados para abril.

Segundo o site Teslarati, a SpaceX quer lançar cinco do total de seis missões com o Falcon 9 de abril nos primeiros 19 dias do mês – igualando seu recorde de cadência existente, se tudo sair como o planejado. 

Em dezembro de 2021, a SpaceX conseguiu completar um recorde de cinco lançamentos orbitais do Falcon 9 em aproximadamente 18,5 dias. Incluindo uma missão adicional no fim de novembro, a empresa completou seis lançamentos em 27 dias. Esse recorde quase se repetiu no mês seguinte, quando foram feitos seis lançamentos em 28 dias, compreendendo janeiro e fevereiro. 

Embora ainda não tenha lançado seis voos exatamente no mesmo mês, a SpaceX já demonstrou capacidade suficiente para tanto. E abril pode ser o mês para isso se concretizar. 

Depois do voo Transporter-4, a SpaceX tem duas missões Crew Dragon – a Axiom-1, com quatro tripulantes privados, e a Crew-4, com quatro astronautas profissionais – programadas para serem lançadas do Pad 39A do Centro Espacial Kennedy, da Nasa, em 6 e 19 de abril, respectivamente.

Além disso, a empresa de Elon Musk pretende lançar a missão Starlink 4-14, em 14 de abril, e o satélite espião NROL-85, do Escritório Nacional de Reconhecimento dos EUA (NRO), no dia seguinte. Para fechar o mês agitado, a SpaceX poderia lançar o satélite de comunicações geoestacionário Nilesat 301 do Egito no dia 30.

Ainda que não quebre o recorde de cadência interna da empresa, abril pode confirmar que a prática de cinco ou seis lançamentos em um mês está se tornando cada vez mais uma, e não apenas um feito único que exige um esforço extraordinário. Isso fica ainda mais claro pelo fato de que três dos lançamentos de abril levarão humanos ou satélites espiões militares – ambos exigindo o máximo cuidado e aprovação explícita de dois dos clientes mais rigorosos da SpaceX.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img