Spray nasal capaz de prevenir a Covid-19 está sem desenvolvimento
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cornell em colaboração com a Universidade de Sherbrooke , no Canadá, descobriu uma molécula que pode ser utilizada em spray nasal para prevenir a Covid-19 e até mesmo tratar a doença.
A molécula foi denominada como N-0385 e foi testada em camundongos experimentais projetados com receptores humanos para o SARS-CoV-2 em suas superfícies celulares. Durante o teste foi possível notar que a molécula inibiu a entrada do vírus no organismo.
De acordo com os pesquisadores, o spray nasal foi capaz de proteger os camundongos quando aplicado antes da exposição ao vírus e, além disso, também forneceu tratamento eficaz quando aplicado até 12 horas depois da exposição ao SARS-CoV-2.
Durante o estudo, os camundongos foram analisados com diversas medidas clínicas para identificar a infecção e mortalidade durante o tratamento com a molécula N-0385 e os resultados foram promissores.
A pesquisa foi realizada com a exposição à primeira cepa identificada nos Estados Unidos em 2020 e com a variante Delta. No entanto, não se sabe como o spray nasal reage à variante Ômicron, que foi responsável pela maior onda de infecções da Covid-19 em todo o mundo.
“Existem muito poucos, se houver, antivirais de pequenas moléculas que foram descobertos que funcionam profilaticamente para prevenir a infecção”, ressaltou o autor da pesquisa, Hector Aguilar-Carreno.
“A terapia N-0385 é mais simples e menos cara de produzir em massa do que outros tipos de tratamentos COVID-19, como anticorpos monoclonais”, concluiu o pesquisador.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários