Quinta-feira, Novembro 14, 2024
spot_img
InícioTECNOLOGIA E ENTRETENIMENTOCom previsão de voos pelos céus do Brasil, Vertical Aerospace vende 500...

Com previsão de voos pelos céus do Brasil, Vertical Aerospace vende 500 eVTOLs, em marco inédito no mundo

spot_img

Com previsão de voos pelos céus do Brasil, Vertical Aerospace vende 500 eVTOLs, em marco inédito no mundo

A Vertical Space, fabricante britânica de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOLs), acaba de alcançar o marco de 500 unidades vendidas de seu modelo VX4. A façanha é fruto da articulação que a empresa possui com a concessionária de aeronaves Avolon, sediada na Irlanda.

Tal resultado é alcançado apenas nove meses após a encomenda das cinco centenas de eVTOLs pela empresa irlandesa, em uma estimativa de faturamento de pelo menos US$ 2 bilhões (algo acima dos R$ 9,5 bilhões hoje, 30). A Avalon colocou as 500 unidades em grandes companhias aéreas globais.

A Avolon estabeleceu grupos de trabalho de mobilidade aérea urbana (UAM) em todo o mundo. Incluindo lugares como Groenlândia (com a Air Greenland), Japão (com a Japan Airlines), Sudeste Asiático (com a AirAsia) e Brasil (com a Gol). Por aqui, o acordo realizado trata da aquisição ou arrendamento de 250 eVTOLs VX4 até meados de 2025.

Segundo a Gol, a concessão dos eVTOLs fabricados pela Vertical Aerospace fará parte de sua expansão de atendimento regional, acompanhando as etapas de regulamentação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e demais autoridades. A estimativa da Avolon é que os processos de certificação e autorização de rotas estejam concluídos até 2024 no Brasil.

Conforme anuncia a Vertical Aerospace, o mais recente nome na lista é o Gozen Holding, um conglomerado de aviação na Turquia que possui a Freebird Airlines. Sob um contrato recente, o grupo turco concordou em comprar ou arrendar 50 eVTOLs, com a opção de 50 aeronaves adicionais.

Uma das principais características destacadas do VX4 é a produção 1/100 do ruído de um helicóptero em voo de cruzeiro, e 30 vezes menor nos momentos de decolagem e pouso. O veículo pode voar a uma velocidade de até 320 km por hora, transportando até quatro passageiros e um piloto, além de registrar autonomia de voo de mais de 160 km. Com um trem de força desenvolvido em conjunto com a Rolls-Royce e aviônicos inspirados em caças, o eVTOL iniciará voos de teste este ainda ano.

Fonte: Olhar Digital

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img