Genesis G90, da Hyundai, ganhará autonomia real este ano, em um nível (3) acima da Tesla
O luxuoso Genesis G90 2023, revelado pela Hyundai no ano passado, está sendo preparado para receber uma direção autônoma SAE de Nível 3. O movimento significa que a montadora sul-coreana está avançando nas competências daquele que pode ser considerado rival direto dos veículos Mercedes-Benz S-Class.
E essa adição ao sedan não deve demorar a acontecer. As informações vindas da imprensa local são de que, já no segundo semestre deste ano (que começa daqui a três meses), a tecnologia esteja sendo integrada ao carro-chefe da linha da Hyundai.
É um nível acima daquele no qual o Full Self-Driving (FSD) da Tesla se encontra atualmente. E a diferença não é pequena: ainda que, em ambos os casos, o motorista tenha que estar sempre ao volante, a mudança entre os níveis 2 e 3 é o marco que indica a transição entre direção assistida e direção autônoma. Quer dizer que, no nível 3, um carro está, de fato, se dirigindo sozinho, enquanto que no 2 é um humano recebendo auxílio.
O Nível 3 é na verdade o quarto, porque começa do 0: nenhum auxílio, como um Gol quadrado. O Nível 3 nos veículos autônomos é a automatização condicionada. Nela, o carro usa vários sistemas de assistência ao motorista e inteligência artificial para tomar decisões com base nas mudanças nas situações de direção ao redor.
As pessoas dentro do veículo não precisam supervisionar a tecnologia, o que significa que podem se envolver em outras atividades. Mas um motorista humano deve estar presente, alerta e capaz de assumir a condução a qualquer momento, especialmente no caso de uma emergência devido a uma falha do sistema. O caro verifica isso e não funciona sem alguém no banco do motorista.
O anúncio da implementação desta tecnologia avançada em um produto Hyundai é motivo de comemoração na Coreia do Sul, já que o governo coreano investiu quase US$ 120 milhões no desenvolvimento de tecnologia autônoma nos últimos cinco anos (mais de R$ 570 milhões, para ilustrarmos com a nossa moeda). Inclusive, a Hyundai vem participando desses esforços com o desenvolvimento de um ônibus com autonomia de Nível 3 movido a hidrogênio.
No país asiático, também, o Ministério Coreano do Comércio, Indústria e Energia (MOTIE) está planejando desenvolver a tecnologia de direção autônoma de Nível 4 até 2027 com a ajuda dos principais players do setor – como a Hyundai, claro. Bom, o Nível 4 já traz aquele tom futurista do tipo “motoristas tirando um cochilo enquanto o carro dirige sozinho (em certas áreas, entretanto)”.
O Genesis G90 foi apresentado oferecendo tecnologia avançada, como detecção prática e reconhecimento de sinais de trânsito. O sedan da Hyundai é alimentado por um motor V6 biturbo de 3,5 litros que oferece cerca de 405 cv, além de um interior bem luxuoso, como podemos ver com mais detalhes aqui.
Via CarBuzz
Fonte: Olhar Digital
Comentários