Prefeitura realiza ação na Casa da Acolhida com testagem para DST’s

Prefeitura realiza ação na Casa da Acolhida com testagem para DST’s

Cerca de 80 pessoas foram testadas para doenças HIV, sífilis e hepatite B e C

A Prefeitura de Dourados, através do Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), realizou ação de testagem para DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) na Casa da Acolhida. Foram realizados 80 testes para identificar as doenças HIV, sífilis e hepatite B e C.

Ao todo, foram atendidas 20 pessoas que passaram pelo local. A coordenadora da população LGBTQIA+, Cláudia Rosa de Assumpção Pompeu, foi responsável pela iniciativa. “Os testes são disponibilizados de forma gratuita para a população, mas muitas vezes quem está na Casa da Acolhida tem dificuldades em buscar esses serviços e por isso sugerimos que os testes fossem feitos”, pontuou.

Com isso, uma equipe do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento), foi até o local realizar os atendimentos. Foram identificados dois casos positivos para Sífilis, sendo as pessoas encaminhadas para tratamento e um teste de HIV reagente, sendo o usuário encaminhado para tratamento também no SAE.

A coordenadora da Casa da Acolhida, Marta Pereira Rebeque, ressalta que a ação preza pelo cuidado da população que é atendida no local. “Essa foi a forma que encontramos para auxiliar essa população, os casos positivos foram encaminhados para tratamento especializado”, reforçou.

Nesta mesma ação, foi realizada a distribuição de preservativos masculino e feminino, com orientações, esclarecimentos e palestras individuais.

Fonte: Prefeitura de Dourados

Comentários