Domingo, Novembro 24, 2024
spot_img
InícioTECNOLOGIA E ENTRETENIMENTORemuneração de operações via Pix aos bancos é adiada pelo BC; prejuízo...

Remuneração de operações via Pix aos bancos é adiada pelo BC; prejuízo será de R$ 2 milhões por dia

spot_img

A greve de servidores do Banco Central (BC) fez o órgão adiar o pagamento de recursos que ficam armazenados em contas PI (contas de pagamentos instantâneos) aos bancos. O que inclui valores relacionados às transações feitas por Pix, o meio de pagamento que segue batendo recordes entre os brasileiros.

A expectativa do BC era começar a efetuar os pagamentos já nesta quinta-feira, 31 de março.

Vale lembrar que os servidores do BC vão entrar em greve a partir do dia primeiro de abril após um período de paralisação parcial que começou na quarta-feira (29), o que, segundo Bruno Serra, diretor de Política Monetária do Banco Central, “prejudica o desempenho de vários processos”.

O diretor acrescenta que a decisão foi tomada para preservar a segurança dos sistemas financeiros e a manutenção de outras atividades consideradas essenciais. 

Uma nova data de pagamento será proposta quando as questões apontadas pelos servidores estiverem resolvidas, finaliza Serra.

Henrique Seganfredo, presidente da ANBCB (Associação Nacional dos Analistas do Banco Central do Brasil), explica que a conta PI “é uma conta reserva existente entre o BC e os bancos”. Basicamente, são contas mantidas pelos próprios bancos no BC que recebem lançamentos por transações financeiras.

“Pelo motivo de os bancos deixaram dinheiro ‘dormindo’ no BC por ciclos de 1 a 2 dias, sempre houve demanda de alguma taxa sobre isso, como um depósito remunerado”, disse o presidente da associação.

Até então, ficou estabelecido no início de março que a remuneração às instituições financeiras pelos recursos que ficam nessas contas seriam realizados diariamente após o horário comercial.

O adiamento vai gerar prejuízos diários aos bancos na casa dos R$ 2 milhões, estima a ANBCB.

Via: Infomoney

O Pix alcançou um marco importante desde que foi implementada no fim de 2020. O sistema de pagamentos instantâneos do BC se tornou o método de pagamento mais popular do Brasil, superando o número de transações feitas com cartões de crédito e de débito no último trimestre de 2021, segundo um levantamento do BC.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img