O engenheiro de software Aaron Stephenson anunciou recentemente o lançamento de seu app Braille Scanner, que usa aprendizado de máquina para traduzir documentos em braille, o sistema de escrita tátil para cegos, para texto visuais e áudio.
Usar o app é bem simples, basta tirar uma foto do texto em braille e o aplicativo é capaz de fazer a tradução para texto na tela em segundos. O Braille Scanner também pode ser usado para converter o texto em áudio, e permite que o usuário exporte a tradução e os caracteres em braille como desejar.
No joke, this is real!!
Very excited to show off my latest passion project!!
Welcome to Braille Scanner.
Braille Scanner allows you to scan braille paper and have it translated to text. It uses CreateML and Vision to do the heavy lifting.
Now available on the App Store.
1/2 pic.twitter.com/nVDpRL3QYO— Aaron Stephenson (@azzoor) March 31, 2022
Stephenson, o desenvolvedor do app, não é cego. Em outro tuíte ele explicou que começou a aprender braille em 2020, e sendo engenheiro de software, queria uma ferramenta para conferir seu progresso. Em 24 horas ele fez centenas de anotações e criou um modelo inicial usando CreateML e Vision, depois foi ao Twitter para pedir feedback e encontrar voluntários para testar o app.
Como outro usuário do Twitter apontou no post inicial de Stephenson, o app pode ser útil para pessoas cegas ou com baixa visão em interações com colegas de trabalho, além de para professores de pessoas com questões de visão.
A versão do app Braille Scanner atual traduz braille para o modelo Unified English Braille (UEB) grau 1, mas acrescentar outros modelos (possivelmente para mais línguas) estão nos planos de Stephenson para futuras atualizações.
O Braille Scanner está disponível para download gratuitamente na App Store da Apple para iPhone. O aplicativo requer iOS 14.7 ou mais recente para ser instalado.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários