Atual vice-campeão da Libertadores, o Flamengo não irá estrear na atual edição do torneio continental nesta terça-feira, 5. A partida contra o Sporting Cristal, que estava marcada para às 21h30, no estádio Nacional de Lima, no Peru, foi adiado por decisão do governo peruano, que decretou estado de emergência no país.
O Peru vive situação delicada por conta de protestos contra a alta dos preços dos combustíveis e fertilizantes. Com isso, o presidente do Peru, Pedro Castillo, determinou um toque de recolher que teve início na madrugada e se estenderá até o último minuto desta terça-feira.
Boatos da suspensão da partida aconteceram durante todo o dia, com a Conmebol sugerindo a realização com portões fechados. No entanto, o governo peruano manteve a sua posição e decidiu suspender o jogo. O confronto entre Alianza Lima e River, marcado para quarta-feira, também corre risco de não ocorrer.
A partida entre Flamengo e Sporting Cristal é válida pelo Grupo H da Libertadores. As outras equipes do grupo são Universidad Católica e Talleres.
Leia na íntegra o comunicado do Instituto Peruano do Esporte:
“Com relação ao jogo pela Copa Libertadores entre Sporting Cristal e Flamengo, programado para esta terça-feira, 5 de abril, no Estádio Nacional, o Instituto Peruano do Esporte (IPD) informa o seguinte:
1 – Está cancelado o espetáculo esportivo em virtude do disposto pelo Governo mediante o DS 034-2022-PCM, no qual se determina que “estão suspensos os direitos constitucionais relativos à inviolabilidade de domicílio, liberdade de trânsito no território nacional, liberdade de reunião e liberdade e segurança pessoais, compreendidos nos incisos 9, 11, 12 e 24 do artigo 2 da Constituição Político do Peru. Desde as 2h até as 23h59 da terça-feira, 5 de abril de 2022, é determinada a imobilidade social obrigatória de todas as pessoas em suas casas, em Lima e em Callao.
2 – Assim, não será possível jogar a partida da Copa Libertadores entre Sporting Cristal e Flamengo do Brasil, marcada para esta terça-feira, 5 de abril, no Estádio Nacional.
3 – O IPD, através da Direção Nacional de Segurança Esportiva, elaborou a ata de cancelamento e informou à Federação Peruana de Futebol, que pode coordenar a remarcação com os organizadores da Copa Libertadores 2022, até que as condições de segurança estejam garantidas, a imobilidade social obrigatória seja cancelada e se restabeleçam as garantias constitucionais na cidade de Lima.”
Fonte: Ogol
Comentários