Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Mercado Pago lança programa gratuito de educação financeira para mulheres empreendedoras

Mercado Pago lança programa gratuito de educação financeira para mulheres empreendedoras

Conceito de ícone financeiro. gestão de dinheiro, planejamento financeiro, cálculo de risco financeiro, calculadora com pilha de moedas e gráfico em fundo rosa.

A fintech Mercado Pago, o braço financeiro do Mercado Livre, anunciou o ‘Agora Vai Mulher’, seu novo programa de educação financeira voltado para mulheres que desejam aprimorar a gestão do seu negócio

A iniciativa, fruto de uma parceria com a instituição Aliança Empreendedora, é voltada para microempreendedoras que faturam até R$ 5 mil mensais.

Mulheres. Imagem: Shutterstock
O programa de capacitação será gratuito e ministrado pela internet via WhatsApp. Imagem: Shutterstock

“O fortalecimento de empreendimentos liderados por mulheres potencializa a geração de renda e, portanto, contribui para a autonomia e emancipação feminina, impactando também suas famílias e as comunidades onde estão inseridas”, destaca Laura Motta, gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre.

Como participar do programa?

O programa de capacitação será gratuito e ministrado pela internet via WhatsApp para 900 mulheres. 

As inscrições já estão abertas por meio do endereço empreendedores.mercadopago.com.br/educacao-financeira e vão até o dia 29 de abril.

As microempreendedoras selecionadas para participar serão capacitadas durante 3 semanas (de 2/05 a 20/05) em temas como: gestão; precificação; negociação e tecnologias digitais. 

Ao final, 100 mulheres poderão avançar para a etapa de aceleração, que ocorrerá de 13/06 a 13/09 e vai contar com o apoio da Aliança Empreendedora. 

Criada em 2005, a instituição capacita e apoia microempreendedores em situação de vulnerabilidade econômica de todo o Brasil.

Desigualdade no mercado

Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), entre os anos de 2020 e 2021, a proporção de mulheres que começou ou liderou um novo negócio diminuiu em relação aos homens. 

Um dos fatores responsáveis pelo achado é o fato de que as mulheres ficaram mais sobrecarregadas na pandemia, além de estarem mais expostas ao desemprego devido à maior maior informalidade.

“Somente em 2020, 62% dos negócios estabelecidos por mulheres fecharam, quando elas estiveram mais demandas pelo cuidado dos filhos e da casa. É essencial dar oportunidade para ampliarem seu conhecimento em educação financeira, especialmente para que aquelas que empreendem possam desenvolver capacidades para gerenciar bem seus negócios”, afirma Lina Useche, co-fundadora e CEO da Aliança Empreendedora.

“Essas mulheres, espalhadas país afora, empreendem em meio a uma jornada de trabalho dupla e até mesmo tripla. Mães, funcionárias e estudantes à frente do próprio negócio. Elas precisam superar obstáculos, como a falta de tempo e oportunidades, para transformar os seus sonhos em realidade”, acrescenta Gabriela Szprinc, head de Pagamentos do Mercado Pago. “Queremos desmistificar essa visão de que gestão financeira é algo distante e inacessível e tornar o tema próximo a todas as empreendedoras”.

Por fim, o Mercado Pago também informa que vai capacitar empreendedoras na Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai em parceria com outras empresas e vai oferecer capacitação virtual em educação financeira básica também para 3.900 estudantes do Ensino Médio, entre 16 e 18 anos, de escolas públicas em toda a América Latina (900 delas no Brasil).

“Democratizar o acesso das pessoas aos serviços financeiros vai além da tecnologia e do crédito, significa oferecer conhecimento e ferramentas para que todos sejam capazes de gerir seus próprios recursos”, finaliza Gabriela.

Fonte: Olhar Digital

Comentários