Não é segredo para o público brasileiro, carros da mesmas linhas podem ser bem diferentes entre países. Inclusive carros feitos no Brasil para exportação. Mas isso também se aplica aos Teslas?
O youtuber Nico PQ teve acesso ao Tesla Model S feito em dois países diferentes. Ele já tinha Model Y chinês em sua versão Long Range. Os veículos Tesla na Europa eram importados da Giga Shanghai, mas agora deverão nascer da instalação alemã.
E Nico foi uma das primeiras pessoas a ter em mãos um Model Y na versão Performance, que ele obteve na inauguração da gigafábrica Berlin. Na ocasião, em que carros foram entregados do fim da linha de produção direto aos proprietários, ele chegou a conversar com Elon Musk – há inclusive uma assinatura do CEO dentro do veículo, como nos outros do evento.
Curiosidade: seu o carro foi a entrega de número 22, e a montadora realizou um evento oficial das atividades da Giga Berlin no dia 22 de março de 2022.
O que há de diferente
O que o vídeo mostrou, os carros são bem semelhantes entre si.
Nico elogiou a qualidade de construção de ambos os modelos. E notou que o novo Model Y da Giga Berlin tem acabamento mais suave nos painéis das portas em comparação com o acabamento Long Range da instalação chinesa.
Outra diferença que encontrou entre os Model Y no vídeo foi nos pneus traseiros dos modelos. Enquanto o alemão Performance traz 275 milímetros de largura, o chinês Long Range possui 255 milímetros (os pneus da frente nos dois veículos trazem os mesmos 255 milímetros).
Outro ponto que um tem e o outro não: tampa do porta-malas. O Model Y da Giga Berlin oferece esse item que ajuda na organização das bagagens, ao contrário do carro chinês, que traz o espaço sem essa separação.
O Model Y alemão apresenta limpadores de para-brisa aquecidos e um bico atualizado para fluido de lavagem. No interior, o novo Model Y tem lentes de câmera maiores e o novo processador AMD Ryzen, mais potente no sistema de infoentretenimento – o Tesla da China possui o Intel Atom.
Os primeiros crossovers do Model Y foram produzidos na fábrica da Tesla em Fremont, no estado americano da Califórnia. A Giga Shanghai, na China, após iniciar seus trabalhos, passou a construir o elétrico e agora, a recém-inaugurada Giga Berlin faz o mesmo. Em breve, a Giga Austin, no estado americano do Texas, se juntará à instalação californiana da Tesla para produzir o Model Y para o território dos EUA.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários