Privacidade é coisa séria e por isso existem recursos como biometria de digital e facial para proteger aparelhos celulares, além de senhas. Mas, claro, há ainda a preocupação real do uso desses recursos quando o proprietário do smartphone está desacordado, ou dormindo. No iPhone, é possível configurar o Face ID para que não funciona em tais situações.
A tecnologia da Apple é ativada pelo sistema de câmera TrueDepth, que mapeia a geometria do rosto com precisão. Basta um olhar e o Face ID desbloqueia o iPhone ou iPad. Também dá para ativar o recurso no uso de aplicativos nativos e até de terceiros.
O Face ID passou a integrar os iPhone a partir do modelo X e desde o primeiro iPad Pro. Ele se adapta automaticamente a mudanças no visual do usuário, seja maquiagem ou uma barba crescida. Mas, alterações significativas na aparência, como a remoção da barba, exigem a confirmação da identidade com o código.
O recurso também funciona mesmo com o uso de chapéus, lenços, óculos, lentes de contato e óculos de sol. O Face ID também consegue ler a face do usuário em ambientes internos, externos e escuros. Por isso, há a preocupação de um desbloqueio forçado quando o proprietário não está atento.
Assim, o Olhar Digital ensina como tornar o recurso mais eficiente e evitar invasão de privacidade.
Veja como o Face ID desbloqueie o iPhone enquanto o usuário dorme:
- Abra ‘Ajustes’ e role para baixo até encontrar a opção ‘Face ID e Código’.
2. A senha do aparelho será solicitada. Depois que o usuário colocá-la, vai encontrar o menu da ferramenta de privacidade.
3. Role a tela até encontrar a parte de ‘Atenção’. Ative ‘Exigir Atenção para o Face ID’ e ‘Recursos com Detecção de Atenção’.
Pronto! Com as opções ativadas no Face ID, o iPhone ou iPad vai usar a câmera para verificar se o usuário com a biometria facial cadastrada está olhando para o aparelho. Ele também verificará se o dono está olhando para a tela, ajustando brilho, reduzindo volume ou expandindo a notificação, quando o aparelho estiver bloqueado.
Por outro lado, vale lembrar, os recursos consomem um pouco mais de bateria. O primeiro também pode ter alguma dificuldade com determinados modelos de óculos escuros. Mas, nada que a introdução da senha não resolva, garantindo a sua privacidade.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários