Está programado para a próxima sexta-feira (8) o lançamento da primeira missão totalmente privada à Estação Espacial Internacional (ISS), sem a presença de nenhum oficial da ativa de qualquer agência espacial federal. Um foguete Falcon 9, da SpaceX, levará quatro tripulantes da Axiom Space ao laboratório orbital, na missão batizada de Ax-1.
Nesta terça-feira (5), a Space X transportou tanto o foguete quanto a cápsula Crew Dragon para a Plataforma de Lançamento (Pad) 39A, no Centro Espacial Kennedy (KSC) da NASA, na Flórida, conforme anunciado pela empresa no Twitter.
A tripulação da missão Ax-1 conta com três clientes pagantes e o funcionário da Axiom Michael López-Alegría, um ex-astronauta da NASA que será comandante do voo que levará os astronautas para uma estadia de oito dias a bordo da ISS.
Viajam também o magnata imobiliário e piloto acrobático Larry Connor, que será o piloto, além do empresário de música e sustentabilidade Mark Pathy e do investidor e ex-piloto da Força Aérea de Israel Eytan Stibbe, como especialistas em missão. Por executarem funções durante a missão, eles podem ser chamados de astronautas, ao contrário daqueles que vão exclusivamente a passeio – que são considerados somente turistas espaciais.
Turistas espaciais já visitaram a estação antes, mas sempre voaram ao lado de astronautas oficiais — especificamente, funcionários da Roscosmos, a agência espacial da Rússia. Isso faz dessa missão realmente inédita e um marco na história do laboratório orbital.
Primeira missão totalmente civil à Estação Espacial Internacional foi remarcada três vezes
Esta não será a primeira missão totalmente privada à órbita da Terra, no entanto. Essa distinção pertence ao Inspiration4, um voo da SpaceX comprado e comandado pelo empresário de tecnologia Jared Isaacman. Ele e outras três pessoas circundaram nosso planeta por quase três dias em setembro passado, mas não se dirigiram à estação espacial.
Originalmente planejada para o dia 30 de março e, depois, reprogramada para o dia 3 de abril, a missão Ax-1 sofreu mais duas remarcações. A tripulação seguiria para a ISS na quarta-feira (6), mas, em virtude dos atrasos ocorridos no ensaio molhado do megafoguete lunar SLS, da NASA, teve o voo adiado para sexta-feira (8).
A SpaceX também tem outra missão tripulada marcada para este mês: no dia 20, a Crew-4 enviará quatro astronautas (três da NASA e um da Agência Espacial Europeia – ESA) para uma longa estadia na ISS.
Fonte: Olhar Digital
Comentários