A Tesla foi flagrada testando um Lucid Air, carro rotulado como “exagerado” pelo CEO Elon Musk, em sua pista de testes em Fremont, na Califórnia (EUA). O rival, no caso, se destaca por ter um alcance de mais de 800 quilômetros, algo que é frequentemente esnobado por Musk.
No vídeo que captou os ensaios (veja abaixo), realizados entre os últimos dias 31 de março e 4 de abril, o piloto da Tesla é visto dando algumas voltas e testes de partida com o Lucid. Não se sabe exatamente o que a Tesla estaria interessada em avaliar no sedã elétrico, embora suas qualidades sejam notáveis. Lançado no fim do ano passado e eleito Melhor Carro do Ano, o Air traz um motor elétrico de 810 kW e 1.111 cv de potência.
Musk, porém, diz não ter ficado impressionado com a empresa. Para o executivo, um carro com autonomia de mais de 800 quilômetros não é muito útil. Ainda no início deste ano, aliás, afirmou que sua empresa teria condições de fabricar um veículo com mais de 1.000 km de alcance, mas isso faria o “produto ter uma piora” em última instância.
De qualquer forma, engenharia reversa é uma prática comum entre as montadoras. A ideia por trás do método é avaliar novos veículos de mercado e estabelecer o benchmarking adequado para futuros produtos. Na semana passada, por exemplo, a GM foi flagrada comparando um Tesla Model S Plaid e um Model 3 em sua fábrica de Michigan. No entanto, poucas vezes, a montadora foi vista testando carros de concorrentes.
Rixa com ex-empregados
Por trás da tradicional empáfia de Musk, há o fato de a Lucid ter sido fundada pelo ex-vice-presidente e membro do conselho administrativo da Tesla, Bernard Tse. À época da fundação, a startup se chamava Atieva e era focada na construção de trens de força para outras montadoras.
Mais tarde, quando as atenções foram voltadas para a construção de um carro, Tse mudou a empresa de nome para Lucid Motors e contratou Peter Rawlinson, ex-engenheiro-chefe do Model S, para coordenar o projeto. Atualmente, Rawlinson é o CEO da nova montadora, que já ganhou vários elogios pelo design avançado e eficiência de engenharia.
Carros da Tesla e Lucid já se enfrentaram indiretamente em uma busca pelo recorde de quarto de milha (400 metros) para um sedã elétrico. Na ocasião, o carro da startup fez 9s245 a 253 km/h, desbancando de longe a marca anteriormente estabelecida — 9s9 — pelo Tesla Model S Plaid.
Crédito da imagem principal: Lucid Motors/Divulgação (Lucid Air no detalhe)
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários