A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu antecipar a reunião com o Conselho do Oscar para a manhã de sexta-feira (8), segundo informou a Variety. O encontro, antes agendado para 18 de abril, visa definir as possíveis sanções que serão aplicadas a Will Smith após ele dar um tapa no rosto de Chris Rock durante a cerimônia de 2022. A decisão veio após o ator renunciar seu lugar como membro da organização. 

“Estou convocando uma reunião do conselho para esta manhã de sexta-feira, 8 de abril, às 9h PT, em vez da reunião agendada anteriormente para 18 de abril, para abordar possíveis sanções a Will Smith em resposta às suas ações durante a transmissão do Oscar em 27 de março”, iniciou o presidente da Academia, David Rubin, em carta enviada ao tabloide. 

“Após a renúncia do Sr. Smith de ser membro da Academia na sexta-feira, 1º de abril, a suspensão ou expulsão não é mais uma possibilidade, e o cronograma legalmente prescrito não se aplica mais. É do interesse de todos os envolvidos que isso seja tratado em tempo hábil”, explicou Rubin. 

will smith academia
Tapa no Oscar: Academia antecipa reunião com o Conselho para definir ações contra Will Smith. Divulgação/Oscar

O presidente ainda acrescentou que Smith chegou a ser notificado, conforme exige a Lei da Califórnia e Padrões de Conduta da Academia, dando a oportunidade do ator também “fornecer ao conselho uma declaração por escrito pelo menos cinco dias antes dessa reunião”. O Conselho de diretores da Academia se reunirá via Zoom e mais detalhes deverão ser divulgados até o fim da semana. 

Will Smith anunciou a renúncia via nota enviada à imprensa no começo do mês de abril. Nela, ele afirmou ter traído a confiança da Academia e estar “com o coração partido”. “Eu privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário”, disse em um trecho do documento. O ator ainda destacou que aceitará “quaisquer outras consequências que o Conselho considere apropriadas“.