Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Toyota fecha fábrica em São Bernardo do Campo após 60 anos

Toyota fecha fábrica em São Bernardo do Campo após 60 anos

toyota fachada

Fábrica de São Bernardo do Campo fabricava componentes para modelos fora de linha e peças para Corolla e Hilux. Crédito: Toyota/Divulgação

A Toyota anunciou nesta terça-feira (5) que vai encerrar as atividades de sua fábrica na cidade de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, até o fim de 2023. O fechamento é um marco histórico para a montadora japonesa, já que a unidade foi a primeira construída fora do Japão.

Segundo a Toyota, a produção da fábrica de São Bernardo do Campo será transferida para outras unidades, também no estado de São Paulo. A mudança será gradual e tem previsão para ser iniciada em novembro de 2022 e concluída em novembro de 2023.

Fim de uma história de 60 anos

Fábrica de São Bernardo do Campo fabricava componentes para modelos fora de linha e peças para Corolla e Hilux. Crédito: Toyota/Divulgação

A fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo foi inaugurada há 60 anos, em 1962, e foi a primeira da montadora fora do Japão. Inicialmente, a unidade era usada para produção do modelo off-road Bandeirante, mas hoje era usada para produção de componentes da Hilux, Corolla e de modelos que estão fora de linha.

Os 550 funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo serão remanejados para outras unidades e não haverá demissões. Em nota, a Toyota informou que o fechamento da fábrica faz parte de um plano da montadora para aumentar sua competitividade no mercado brasileiro.

Com o fechamento da unidade de São Bernardo do Campo, a Toyota ficará com apenas três unidades no Brasil, em Porto Feliz, Sorocaba e Indaiatuba, as três no interior do estado de São Paulo. Os componentes produzidos na fábrica fechada serão transferidos para as demais unidades e fábricas na Argentina e Estados Unidos.

Via: Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários