Uma reportagem produzida pelo BuzzFeed News entrevistou ex-funcionários da ByteDance, empresa dona do TikTok, e revelou que a companhia usou conteúdos de usuários do Instagram e Snapchat para treinar o algoritmo do Flipagram, plataforma antecessora da rede social de vídeos rápidos.
O Flipagram foi adquirido pela ByteDance em 2017 e se tornou o Vigo, que foi desativado em 2020. De acordo com os ex-funcionários ouvidos, o intuito de usar os conteúdos do Instagram era treinar o algoritmo responsável pela página “For You” do TikTok.
Documentos divulgados na reportagem apontam que cerca de 10 mil vídeos foram “roubados” por dia durante essa fase de treinamento do algoritmo para serem publicados por contas falsas do Flipagram.
Além disso, a empresa manipulou métricas de likes e views para que as postagens parecessem mais populares e chamasse a atenção de empresas e possíveis patrocinadores.
O diretor de tecnologia do Flipagram até outubro de 2017, Brian Dilley, afirmou que o aplicativo não tinha este tipo de atitude de roubar conteúdo de outras plataformas concorrentes.
Em resposta as alegações feitas pelo BuzzFeed, a ByteDance afirmou que o Flipagram e Vigo tiveram suas operações encerradas anos atrás e não possuem nenhum tipo de conexão com os produtos atuais promovidos pela empresa.
A reportagem apontou ainda que alguns usuários perceberam o sequestro de seus vídeos do Instagram e que muitos pais demonstraram preocupação com essa atitude, pois seus filhos estavam sendo exibidos de maneira não consensual.
Fonte: Olhar Digital
Comentários