O Google perdeu uma disputa judicial cujo objetivo era derrubar uma multa de 150 milhões de euros (cerca de US$ 163 milhões) aplicada na França por práticas antitruste.
Segundo os reguladores da “Autorité de la concurrence” (Autoridade da Concorrência), os termos de uso da big tech estariam prejudicando quem utiliza a sua plataforma de anúncios online, o Google Ads.
Caso começou em 2019
O embate, na verdade, começou em 2019, quando o Google foi acusado pelos franceses de abusar da sua posição dominante no meio de buscas na internet para adotar regras injustas na plataforma de publicidade digital. A denúncia, na época, recebeu apoio do Tribunal de Apelação de Paris.
Na decisão desta quinta-feira (7), os juízes concluíram que as diretrizes da companhia de fato “foram definidas e aplicadas de maneira não objetiva, não transparente e discriminatória”.
Em resposta, o Google disse em comunicado que já havia feito algumas alterações nas regras em sua plataforma de anúncios em 2019 e está considerando adotar mais alterações em breve.
Embora outras multas por práticas antitruste na Europa tenham custado bilhões de euros aos caixas do Google, esta foi a primeira da empresa em território francês.
Via: Bloomberg
CEO do Google se reuniu com chefe da Comissão Europeia
Vale lembrar que na última quarta-feira (30), o CEO do Google, Sundar Pichai, chegou a participar de uma reunião com Margrethe Vestager, chefe antitruste da Comissão Europeia, justamente para discutir questões de concorrência.
Até então, somente na União Europeia, o Google já recebeu mais de 8 bilhões de euros em multas nos últimos dez anos.
Fonte: Olhar Digital
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