A NASA quer criar uma economia sólida no espaço. Quem diz isso é a própria agência espacial americana, que publicou em seu site oficial quatro conquistas comerciais recentes da Estação Espacial Internacional (ISS) envolvendo suas relações com empresas e nomes privados.

De acordo com a NASA, a ideia é mostrar como, apesar da longeva missão da estação (originalmente lançada em 1998), as pesquisas de cunho privado seguem firme, ressaltando como a baixa órbita da Terra (LEO) vem se tornando um ponto cada vez mais importante agora que estamos perto de retornar à Lua (Programa Artemis) e explorando Marte (missões Perseverance e Curiosity).

A tripulação da missão Ax-1 vai executar experimentos científicos a bordo da Estação Espacial Internacional. As conquistas comerciais da ISS unem esforços da iniciativa privada e podem ajudar a criar uma "economia no espaço"
A tripulação da missão Ax-1 vai executar experimentos científicos a bordo da Estação Espacial Internacional. As conquistas comerciais da ISS unem esforços da iniciativa privada e podem ajudar a criar uma “economia no espaço” (Imagem: Axiom Space/Divulgação)

A lista de conquistas comerciais da ISS citadas no comunicado não é longa, mas é relativamente detalhada. A primeira citação – e a mais chamativa – é a missão Ax-1 da Axiom Space. Trata-se da primeira expedição espacial em direção à estação internacional totalmente operada por pessoas do ambiente civil. Ao contrário de predecessoras como a Inspiration4 – que contou com um astronauta ligado à NASA -, a Ax-1 levará quatro pessoas totalmente de fora do dia a dia da agência lá para cima.

Nela, os tripulantes vão executar “várias pesquisas científicas” ao longo de oito dias, mas a NASA destaca o “THESSERAE Ax-1”, um experimento que, basicamente, pode ser resumido a um conjunto de placas com capacidade de montagem e agrupamento automáticos. Tal estudo já foi executado em 2020 e agora, a Axiom Space pretende ampliar essa capacidade.

Outro experimento interessante é um que, basicamente, instala um tipo de lavanderia em embarcações espaciais. A ideia é aliviar um problema comum a todos os astronautas, mas que poucos aqui na Terra se dão conta: lá em cima, você não pode simplesmente trocar de roupa o tempo todo, o que faz com que você repita o mesmo visual por vários dias. Digamos que isso deixa odores meio desagradáveis.

O PGTIDE é, basicamente, um estudo que avalia a capacidade e o comportamento de detergentes em ambientes de microgravidade. A ideia foi concebida pela Procter & Gamble (P&G) justamente para essa finalidade e a pesquisa coloca o novo produto para teste.

O próprio laboratório da ISS também tem uma missão própria, levando culturas pré e pós diagnosticadas de câncer para testá-las em ambiente sem gravidade. O objetivo é criar medidas de combate aos riscos oferecidos a tripulações em suas viagens ao espaço.

Outros estudos mencionados pela NASA envolvem desenvolvimentos em robótica e o desenvolvimento e montagem de partes de embarcações no espaço.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!